Prêmio FBB Tecnologia Social 2017

FAO

A Fundação Banco do Brasil realizou em Brasília, o Fórum Internacional de Tecnologia Social, evento que reuniu pesquisadores, especialistas, integrantes do poder público e representantes das 21 iniciativas finalistas da 9ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, a TA dentre eles com o projeto Ciclo Rotas Centro, Tecnologia Social certificada FBB, assim como de entidades certificadas em premiações anteriores.

Na primeira manhã de atividades, cada integrante das iniciativas finalistas subiu ao palco para contar um pouco do trabalho realizado e receber os troféus de finalistas. A programação contou ainda com oficinas para facilitar o intercâmbio de conhecimentos sobre as várias conquistas e desafios a serem superados pelas metodologias implantadas, o objetivo foi permitir a troca de experiências entre os participantes e a formulação de propostas para fortalecer políticas públicas e ações de empresas e da sociedade civil voltadas à promoção das tecnologias sociais no Brasil.

AKMX7820

Ao final de três dias de evento houve a entrega de prêmios aos vencedores de cada uma das seis categorias. Realizado desde 2001, o Prêmio é considerado uma das principais ferramentas de identificação e reconhecimento de tecnologias sociais em todo o País. Este ano, foram 735 inscrições da América Latina, dessas, 173 receberam certificação e passaram a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil, uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Hoje são cerca mil iniciativas identificadas, aptas e disponíveis para reaplicação.

IMG_1873

As tecnologias finalistas foram avaliadas por uma comissão julgadora, composta por técnicos da Fundação BB, especialistas de organizações da sociedade civil e por representantes de entidades privadas e governamentais, segundo critérios de interação com a comunidade, possibilidade de reaplicação e, especialmente, pela efetiva transformação social. Este ano, a premiação foi realizada com a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

IMG_1875

Para a TA, participar do seminário foi uma experiência maravilhosa de troca de conhecimentos e interação com outras iniciativas que buscam melhorar a vida das pessoas. Estar entre os finalistas do prêmio, foi como um prêmio para nós, aumentando a confiança no trabalho que realizamos e a motivação para seguir em frente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *