Roda de Conversa Velo-city 2019

MdA_RC1-(2)

Para que o conhecimento e as experiências adquiridas durante a viagem à conferência Velo-city 2019, em Dublin na Irlanda, pudessem ser conhecidas por mais pessoas, preparamos um encontro, onde sete dos Brasileiros que estiveram na conferência pudessem compartilhar o que foram fazer lá e um pouco de suas experiências. Estavam presentes Marcela Kanitz – PROURBE UFRJ, Rodrigo Rinaldi – FAU/UFRJ e Eduardo Bernhardt – TA, do Rio; Ana Carboni – UCB, Filipe Simões – Niterói de Bicicleta, de Niterói, Carlos Leandro – Pedala Queimados, de Queimados e ainda Gisele Valle E.E. Zilah Ferreira, de São José dos Campos – SP. Cada um expôs por 10 minutos suas impressões sobre a conferência a viagem e depois durante pouco mais de uma hora houve troca de ideias e respostas às perguntas do público presente, que em um belíssimo sábado de sol optou por participar da roda de conversa, que aconteceu no Terreiro de Curiosidades do Museu do Amanhã.

IMG_3634

Dos sete presentes, 5 apresentaram trabalhos na conferência, o conteúdo da roda de conversa se assemelhou à um painel da conferência, tamanha a qualidade do que foi exposto. Além de aumentar a interação, em terras brasileiras, de parte do grupo que participou da conferência, aproximou pessoas que não estiveram em Dublin, do que se passou por lá. Vale citar que 22 brasileiros estiveram na conferência, dentre eles 17 apresentando 19 trabalhos. Destes 4 representavam empresas, 4 eram do poder público de apenas duas cidades, Fortaleza com 3 representantes e Niterói com 1, os outros 14 brasileiros na conferência, dentre este 9 da delegação TA, eram da sociedade civil. Esse perfil de participantes, tem sido semelhante em diferentes edições o que nos mostra que a sociedade civil está se capacitando mais sobre o assunto mobilidade por bicicletas do que o poder público, que deveria estar lá, em busca de uma melhor compreensão das transformações que as bicicletas tem proporcionado em cidades ao redor do planeta.

MdA_RC1-(1)

Outras rodas de conversa, vão acontecer, sempre aos segundos sábados de cada mês, até novembro. Fique atento, o próximo será dia 10 de agosto com o tema Cicloturismo e seu potencial no Brasil e no Rio de Janeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *