Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil | Resultados

#P2

Em sua nona edição, o prêmio “Promovendo a Mobilidade por Bicicleta” novamente selecionou as melhores iniciativas brasileiras em prol das bicicletas. Boas ideias merecem e precisam ser reconhecidas e homenageadas.

Conheça os vencedores:

Vencedora Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:

Biciconexão
Pedala Manaus – Manaus – AM

#AE1b
Em plena pandemia do COVID 19, o movimento Pedala Manaus iniciou mais uma ação de promoção ao incentivo e uso da bicicleta na cidade de Manaus, chamada Biciconexão.
O aumento do número de pessoas desempregadas, a alta do consumo das famílias através de delivery que fez aumentar o número de pessoas fazendo entrega de bicicletas, o desaconselhamento das autoridades de saúde quanto ao uso do transporte coletivo e a crise econômica, fizeram surgir a necessidade das pessoas pensarem na bicicleta como alternativa de transporte e ferramenta de trabalho.
Conectados a esta realidade, o Pedala Manaus fez e faz a ponte entre quem tem uma bicicleta e não a usa com quem está precisando de uma para deslocamento ou trabalho. A divulgação para doação e a eleição da pessoa que necessita da bicicleta é feita integralmente de forma gratuita através das redes sociais. Uma vez recebida a doação, o movimento providencia a manutenção completa da bicicleta e leva até a pessoa que dela está precisando, também de forma gratuita. Essa conexão de pessoas têm tido reflexo imediato, uma vez que desenvolve o senso de solidariedade, motivando os doadores a pensar de forma mais colaborativa, além de auxiliar quem recebe, que passa a ter um meio de transporte e de auxílio na renda familiar.
Instagram.com/pedalamanaus

.

Menções Honrosas Categoria Ação Educativa e de Sensibilização:
Comunidades Escolares que Pedalam
Ciclocidade – São Paulo  – SP

#AE2
Por meio de ações articuladas junto a quatro escolas públicas (duas municipais e duas estaduais) próximas às estações Grajaú e Primavera Interlagos da CPTM (zona sul de São Paulo), o projeto Comunidades Escolares que Pedalam levou a discussão sobre mobilidade urbana e a prática da bicicleta para dentro do ambiente escolar. Mobilidade urbana e direito à cidade são temas que afetam diretamente a vida de todos, com amplas possibilidades de conexão tanto com assuntos curriculares de diversas disciplinas quanto com as experiências pessoais de alunos e professores. A bicicleta oferece enorme potencial como ferramenta didática, podendo ser um instrumento para se colocar em prática diversos aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mesmo diante das contingências impostas pela pandemia no funcionamento das escolas, foi possível envolver diretamente mais de quinhentas pessoas.
Vídeo sobre o projeto clicando aqui.

.

Vermelhinhas” – As Bicicletas Compartilhadas Tarifa Zero
Autarquia Empresa Pública de Transportes – Maricá – RJ

#AE3
O Projeto “Bike Vermelhinha” se iniciou em Março de 2021 e o resultado foi além das expectativas!!!! Chegou para incentivar o uso do transporte sustentável, proporcionar lazer a todas as pessoas e contribuir com a mobilidade urbana ativa de Maricá. O sucesso do projeto Tarifa Zero é aparente, tem a cada dia incentivado mais pessoas, sejam elas de Maricá ou turistas, e é um grande motivo de orgulho para todos!
www.eptmarica.rj.gov.br

.

Vencedor Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Por que gostamos de andar de bicicleta?
Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica-UFRN  – NATAL – RN

#LD1
Este projeto originou a partir das evidências do uso da bicicleta como um instrumento terapêutico para os pacientes com Doença de Parkinson. Estamos também estudando os processos funcionais ao longo do aprendizado do andar de bicicleta. Os nossos resultados estão contribuindo com o desenvolvimento de novas estratégias de uso da bicicleta como um instrumento mais eficiente no tratamento da redução dos sintomas motores e não motores dos pacientes com Parkinson bem como subsídios para o fortalecimento da mobilidade ativa por bicicleta.
Saiba mais clicando aqui.

.

Menções Honrosas Categoria Levantamento de Dados e Pesquisas:
Índice de avaliação da qualidade de infraestruturas cicloviárias (QualICiclo)
Diogo Gomes Pereira Batista – João Pessoa – PB

#LD2
O Índice de avaliação da qualidade de infraestruturas cicloviárias ou QualiCiclo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as condições de acessibilidade cicloviária de espaços dedicados ao ciclista, como ciclovias e ciclofaixas. O método possui uma série de indicadores e critérios de análise sobre a cicloestrutura, a sinalização, o ambiente e a segurança, contribuindo com a geração de dados para mapeamento e diagnósticos do transporte por bicicleta. Assim, reflete-se a importância da pesquisa através de um instrumento prático de auxílio ao planejamento cicloviário, como forma de melhorar as condições de uso da bicicleta no contexto brasileiro.
Saiba mais clicando aqui.

.

Texto para discussão – Melhores práticas em bicicletários – São Paulo
Ciclocidade – São Paulo  – SP

#LD3
O Texto para discussão – Melhores práticas em bicicletários – São Paulo é de uma extensa pesquisa voltada para entender as melhores práticas em bicicletários associados a estações/terminais de transporte público em São Paulo, levantando aspectos legais, entrevistas com operadores sobre desafios e histórico de implantação, levantamento de locais que têm ou precisam ter este tipo de equipamento e dados históricos de uso do sistema. A partir do estudo, a licitação para a concessão dos terminais de ônibus urbanos da capital paulista, um edital de porte de R$ 6 bilhões, foi alterada para estabelecer um cronograma de adequação das áreas de estacionamento existentes sem zeladoria para que se tornassem bicicletários com zeladoria, bem como ampliar alguns existentes, garantindo seu uso gratuito pela população pelos próximos 30 anos.
Acesse a publicação clicando aqui.

.

Vencedor Categoria Empreendedorismo:
Rolé no Coração do Recife
La Ursa Tours – Recife – PE

#Emp1
O nosso roteiro audioguiado Rolé No Coração do Recife, nasceu como uma provocação no meio do cenário pandêmico que passamos. A ideia era que as pessoas não deixassem de pedalar como uma forma de relaxar e conhecer mais a cidade onde vivem. Serve tanto para as pessoas recifenses como também para quem vem de fora e quer conhecer a nossa região central, tão cheia de vida, cultura e gastronomia singulares.
Agradecemos imensamente a todas e todos que apostaram e nos ajudaram nessa pedalada!
laursatours.com

.

Menções Honrosas Categoria Empreendedorismo:
PIOLA bolsas cariocas
PIOLA – Rio de Janeiro – RJ

#Emp2B
Somos uma marca carioca de bolsas e acessórios para ciclismo, desenvolvidos e costurados por mulheres no Rio de Janeiro. Pensamos os produtos como parte de um ciclo: conceito, matéria prima, produção e distribuição, uso, conserto… Queremos melhorar a qualidade de vida dos usuários mas também de todos os envolvidos, desde quem produz o tecido até quem transporta as bolsas dos ateliês até o estúdio. Priorizamos o uso de matéria prima nacional, trabalhamos respeitando os princípios do comércio justo, e temos uma política de lixo zero. Nossas bolsas e acessórios, desenvolvidas por nós mesmas na nossa oficina carioca, são resistentes, impermeáveis, funcionais, leves e bem coloridas.
olapiola.com.br

.

Bicicleta de Bambú
Velobambu – Rio de Janeiro – RJ

#Emp3b

A Velobambu, que teve seu berço no meio da pandemia de Covid, nasceu como um empreendimento de produção e desing de quadros de bicicletas de bambu. Sendo composta por dois amigos e ciclistas urbanos que somados tem mais de 30 anos de experiência sobre a bicicleta. Buscamos ser, não somente uma referência nesse mercado, mas também uma empresa que fomente, apoie e incentive a mobilidade urbana através do uso da bicicleta como meio de vida. Estamos desenvolvendo outros produtos feitos de bambu como, guidão, bagageiro, paralamas, perna-de-pau e banco de monociclo, entre outras ideias que forem surgindo durante a jornada. A Velobambu nasceu com a junção do que julgamos fundamental para uma cidade mais justa e equilibrada: respeito, direito à cidade, consciência ambiental. Fica aqui esse convite aberto a conhecer nossos produtos e propósito.
Instagram.com/velobambu.

Nesta edição foram 44 inscrições nas 3 categorias, ficando atrás apenas da VII edição em  2020, mais uma vez, com destaque para a categoria Ação Educativa e de Sensibilização que teve recorde de inscrições, equivalentes a 64% dos inscritos. Destaque para as regiões sudeste que enviou 48% e Nordeste  25% das inscrições. Abaixo alguns dados sobre as inscrições.

#ab

Agradecemos pelo envio dos projetos e parabenizamos pelas iniciativas. Esse ano a disputa foi bastante acirrada nas categorias Ação Educativa e Empreendedorismo, onde a diferença entre prêmio e menção honrosa foi de apenas um ponto!

Agradecemos também ao comitê de avaliação e ao Itaú Unibanco, que torna possível a realização do Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil.
Aproveitamos a oportunidade para anunciar a inclusão da categoria Políticas Públicas, no próximo ano. 🙂

Para saber mais sobre o Prêmio e suas edições e premiações anteriores, clique aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *