Embora o projeto inicial do Plano Piloto fosse centrado nas pessoas e no conceito de vizinhança, por interesses pouco revelados Brasília passou a ser conhecida como “a cidade planejada para automóveis”. Com o tempo esta cultura foi se cristalizando na cidade, e as vias largas da cidade alimentam o sonho idílico de todos os motoristas visitantes. Os habitantes de Brasília não têm pernas, têm quatro rodas, diz a lenda que também é um mito. Mas hoje, com um milhão de carros nas ruas, o sonho está se tornando pesadelo, e a cidade já enfrenta os mesmos problemas de outras megalópoles.
Muitas bicicletas andam pelas ruas de Brasília. Espelhando aquele mito, muitas pessoas, empresas e órgãos públicos insistem em não enxergar esta realidade. O exemplo mais óbvio disto é que nenhum shopping da cidade permite estacionamento de bicicleta, ou tem local apropriado para isto. Alguns chegam até a expulsar ciclistas…
Não permitia!! A recente instalação de um bicicletário pelo Brasília Shopping é uma iniciativa pioneira e inovadora em todos os sentidos.
Localizado no piso G1 da garagem, o bicicletário foi instalado há pouco mais de um mês. A administração do Brasília Shopping também vai implantar sinalizações indicativas e de segurança.
O local é bom e tem suportes confiáveis para prender as bicicletas. O acesso ao bicicletário é pago, cobrando das bicicletas a mesma tabela para carros. Isto pode ser melhorado com uma adaptação simples no sistema: basta carimbar os tíquetes das bicicletas e ter um código de cobrança com descontos.
Segundo a administração do shopping, o bicicletário insere-se dentro da já existente política de sustentabilidade do edifício e foi instalado para atender as demandas e expectativas do seu público cliente-alvo.
O Brasília Shopping está de parabéns por seu pioneirismo e por estar antenado na nova onda que está mudando a forma de ver e viver a cidade. Faz jus ao seu nome: Brasília é a cidade das vias largas sim, mas também das amplas calçadas, das imensas áreas verdes, dos Clubes de Vizinhaça, dos comércios locais voltados para as quadras residenciais próximas. Brasília das bicicletas!
—-
Saiba mais sobre o Rio de Janeiro e bicicletas nos Shoppings.
Muito boa a iniciativa, mas cobrar o mesmo preço do estacionamento para carros eu acho um exagero. O estacionamento de lá já não é o mais barato da cidade… Mas de qualquer forma, estamos caminhando na direção certa =)
Parabéns pelo blog!
A cada pedalada estamos ganhando espaço, parabéns para todos os ciclistas militantes!
Mas precisamos avançar mais!
Ainda é um alto risco ser ciclista em Brasília onde as vias permitem altas velocidades e nada de ciclo vias. Lago Sul, Lago Norte estão previstas, mas cadê o resto? ASA Sul, Asa Norte, L3, L4 – Rotas seguras para escolares – temos que lembrar que falta muito também!