Copacabana hoje oferece a oportunidade de se circular por todo o bairro em vias preferenciais para bicicletas. Foi uma longa pedalada. Tudo começou com as ciclovias da Orla no inicio dos anos 1990, na metade da década, vieram as ligações com Botafogo e Ipanema, em 2008 chegaram as primeiras Zona 30 da cidade em 33 ruas, todas as secundárias, no mesmo ano chegavam as primeiras estações de bicicletas públicas do Hemisfério Sul, eram apenas 6.
Atualmente, além das Zona 30 com sinalização vertical e horizontal, existem bike boxes em todos os cruzamentos com as vias principais, destas seis contam com ciclovias ou faixas, sendo uma das mais importantes a ligação Orla – Botafogo via Figueiredo Magalhães.
São ainda mais de 100 vagas em bicicletários U invertido espalhados pelo bairro, 18 estações de bicicletas públicas e 10 lojas de bicicletas para atender as necessidades dos ciclistas. Infraestrutura que se soma à integração com Metrô, em bicicletários internos em algumas estações e percursos praticamente 100% planos.
Certamente a densidade de moradias, empresas e serviços incentivam mais viagens em bicicleta. Tanto que é um bairro campeão na ciclo logística. Pesquisa feita em 2011 revelou mais de 11 mil entregas por dias feitas em bicicletas no bairro, isso somado a todos os deslocamentos por este modal fazem de Copacabana um bairro das Bicicletas.
História de Copacabana e as bicicletas
A história do bairro nos últimos anos, e as facilidades para a circulação cicloviárias foram um caminho pedalado através de diversas ações e principalmente com muita visibilidade dada a quem sempre pedalou na região. As Zona 30 por exemplo é quase uma ópera em 7 atos. Mas algo ainda mais fundamental para que hoje Copacabana seja um bairro com um número alto de viagens é bicicleta são as contagens. Foram 10 oportunidades em que foi possível primeiro comprovar o fluxo ciclístico e aos poucos atestar a relevância de investir no modal como solução para a mobilidade.
História das Zona 30 Copacabana:
- Devagar e Sempre – 7 de agosto de 2008.
- Princesinha do Mar, Rainha das Bicicletas – 26 de maio de 2009
- Melhor a cada Por do Sol – 28 de maio de 2009
- Novos Rumos em Copacabana – 1 de julho de 2009
- Outra Boa Onda em Copacabana – 10 de agosto de 2009
- Daqui para Frente – 15 de setembro de 2009
- Um bairro para pessoas – 12 de janeiro de 2014
As contagens que deram suporte e foram a base de dados sobre o bairro:
- Cantagalo 1 – Quarta feira, 9 de julho de 2008.
- Cantagalo 2 – Quinta feira, 18 de agosto de 2011.
- Rodolfo Dantas 1 – Quinta feira, 4 de junho de 2009.
- Rodolfo Dantas 2 – Quinta feira, 5 de novembro de 2009.
- Túnel Velho – Quarta feira, 11 de março de 2009.
- Figueiredo de Magalhães 1 – Quinta feira, 2 de julho de 2009.
- Figueiredo de Magalhães 2 – Quarta-feira, 20 de março de 2013.
- Real Grandeza – Dias 7, 8 e 9 de junho de 2010.
- Carga e Entregas – Janeiro de 2011
- Bicicletas estacionadas – Dezembro de 2011.
Pra ficar perfeito, só falta a ligação com a Lagoa via Corte Cantagalo (palco das primeiras contagens) e maior educação por parte dos motoristas!
Como fazemos para iniciar uma solicitação de zona 30 em um bairro/rua? A rua do Russel-Gloria está tendo alta velocidade de carros (consequentemente acidentes e atropelamentos) em área residencial.