Educar e Punir

A cidade de Ubatuba no litoral paulista vem fazendo um trabalho crescente de educação ciclística. Além disso, como forma de facilitar e incrementar o uso da bicicleta, implementou uma rede de ciclofaixas em diversas vias do município.

Nessa semana, após meses de educação sobre a correta utilização da bicicleta, começaram as punições. Logo no primeiro dia 39 foram apreendidas.

Para o Secretário de Segurança, é apenas uma questão de tempo para a população se adaptar à realidade. “Fizemos campanha nas rádios locais e diversas matérias foram publicadas em jornais. Desde maio temos informado à população sobre a utilização correta das ciclofaixas. Acredito que dentro de mais algum tempo não teremos mais ciclistas andando na contramão”, disse Andrade.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Confira a notícia completa no site da prefeitura.

As medidas comprovam que Ubatuba é uma cidade amiga das bicicletas e a legislação local também. Com a repressão aos ciclistas desordeiros, ganham todos pois a imagem das magrelas tende a melhorar perante a população em geral.

Um vídeo realizado pela Prefeitura mostra um pouco sobre a questão ciclística na cidade.

A Media Player is required.

Duração: 9 min 38 seg

Clique aqui para fazer o download (WMV – 20 MB)

2 thoughts on “Educar e Punir

  1. Muito boa a iniciativa, melhor ainda o empenho em fazer acontecer por parte das autoridades envolvidas.
    Como sempre o interesse de poucos tenta barrar o bem comum, mas o prefeito Eduardo César, não parece se abalar muito com isso junto aos envolvidos toma uma atitude afirmativa.
    O único ponto que tem que ser pensado é o seguinte, o valor a ser pago como multa parece irrisório (R$ 5,00), nos moldes da maioria, mas pode tornar-se proporcionalmente relevante a um desempregado.
    Outro ponto interessante levantado no fórum da bicicletada-DF, foi a questão da Nota Fiscal “documento que comprova a posse”, pois nem eu tenho o meu, uma vez que minha bicicleta foi montada em casa com peças usadas de amigos. Isso também se mostra como grande problema a maioria.
    Abraço e que melhorias continuem sendo feitas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *