Medellín e as bicicletas

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O desafio das cidades é global, mas o capítulo latino americano é certamente um caso a parte. As grandes metrópoles ao sul dos Estados Unidos enfrentam problemas similares, bem como soluções.

A convite da prefeitura de Medellín, a Transporte Ativo participou da Semana da Mobilidade Humana e Sustentável na cidade. Foram quatro dias de evento nos quais pudemos apresentar muito do que fizemos e fazemos, além de realizar oficinas de planejamento cicloviário participativo e uma pequena amostra de contagem de ciclistas.

Capital da província de Antióquia, Medellín está no vale do rio que dá nome a cidade e a cerca de 1.500 metros de altura em relação ao nível do mar. Ao redor do planalto central, no entanto, muitas montanhas que chegam aos 2.500 metros.

As estradas que dão acesso à cidade são o paraíso dos ciclistas escaladores. Com ganhos de elevação dessa ordem de magnitude, pedalar pelos Andes colombianos é garantia de ganho na performance. Tanto que o talento nacional nas provas de ciclismo renderam o apelido de “Escarbajos” (escaravelhos ou besouros) aos atletas do país e é também assim que se definem os “speedeiros” por lá.

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Mas nem só de performance se faz a cultura ciclística. Bicicletas simples usadas por trabalhadores, uma malha cicloviária pequena  de qualidade, um sistema de bicicletas públicas, hipsters, dobráveis, elétricas.

Medellín tem muitos dos desafios e soluções que se espalham pelo mundo. Em relação à malha cicloviária, o desafio, para além da necessária expansão da rede, está nos cruzamentos. A quantidade de pistas velozes no coração da cidade implicam em cruzamentos e desvios que desfavorecem quem pedala. São tempos de espera longos e caminhos menos diretos.

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A Transporte Ativo em Medellín

Justamente por estarem cientes das necessidades da cidade, a prefeitura de Medellín convidou a Transporte Ativo para sensibilizar técnicos e também ensinar técnicas de colaboração entre a sociedade civil e o poder público.

Mas, como é também comum ao redor do mundo, a dificuldade está em trazer para a discussão quem está distante do debate. No geral, a participação da administração local esteve centrada nos técnicos da gerência de mobilidade humana, todos já devidamente sensibilizados.

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Nossa presença no entanto foi um ganho na interação entre poder público e sociedade civil. Pudemos espalhar nossa paixão  por levantamento de dados que ajudam a melhorar a cidade em prol de quem pedala. As contagens de ciclistas e o planejamento cicloviário participativo (a tecnologia social do projeto Ciclo Rotas Centro) deram a tônica de como promover a bicicleta de maneira positiva e propositiva.

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Por fim, aproveitamos para apresentar também o perfil do Ciclista 2017, que está sendo realizado em Medellín, além de 28 cidades no Brasil e outras 26 cidades de 9 países da América Latina. Um esforço pan-americano na promoção ao uso da bicicleta.

Bicicleta para técnicos e gestores, um seminário que pedala pelo mundo

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Foi para apresentar os benefícios para técnicos e gestores municipais que nasceu o Seminário “Introdução ao Mundo Cicloviário” (IMC). Lá se vão 9 anos desde seu lançamento no Rio de Janeiro, com oito rodadas na cidade de São Paulo em 2008.

Repaginado e com apoio do banco Itaú o já famoso IMC, como gostamos de chamar, volta em 2017 após uma rodada teste em 2016 em Salvador, Maceió e Fortaleza. O objetivo segue o mesmo, através de uma metodologia comprovadamente eficaz, iremos difundir conhecimento, sensibilizar e conscientizar administrações públicas de diferentes cidades, a melhor compreenderem as novas vertentes da mobilidade urbana e consequentes melhorias para suas cidades.

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A construção de uma nova mobilidade urbana

O século XXI tem se desenhado como a hora e a vez da retomada da bicicleta. Nesse cenário, é fundamental difundir uma melhor compreensão de uma nova mobilidade urbana voltada para as necessidades humanas e a promoção da qualidade de vida. Com duração aproximada de quatro horas, os seminários trazem uma visão histórica e global da bicicleta com adaptações para as características e necessidades locais.

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Introdução ao Mundo Cicloviário em Curitiba

Com o nome de “Formação de Gestores”, a primeira edição desse novo IMC realizada em Curitiba no dia 05 de outubro de 2017 foi um sucesso. Estavam presentes representantes de sete municípios da região metropolitana além de alguns da capital. Eram secretários, técnicos e gestores de cincos órgãos municipais e quatro estaduais. A iniciativa de levar a formação para a capital paranaense coube ao vereador Goura Nataraj que, através da sua equipe, foi responsável pela cobertura do evento. Estavam presentes ainda representantes da sociedade civil local.

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Próximos passo

O tour do seminário de Introdução ao Mundo Cicloviário seguirá ainda em 2017. Ainda em outubro, estaremos em Medellín na Colômbia para apresentar os benefícios da bicicleta na “Capital Paisa” que já tem um plano cicloviário em implementação, mas ainda sofre com resistências na sua implementação. Nada melhor do que espalhar informações bem embasadas para técnicos municipais para que mais pessoas pedalem mais vezes em uma cidade cada vez mais amigável para as bicicletas.

Formação em Ciclomobilidade em Curitiba, veja o vídeo

Ciclo Rotas, tecnologia social em favor da bicicleta

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Inovação em favor da bicicleta o projeto “Ciclo Rotas – Metodologia cidadã de planejamento cicloviário” passa a ser uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil.

O “Ciclo Rotas – Metodologia cidadã de planejamento cicloviário” nasceu da necessidade de criar um mecanismo de participação pública capaz de ajudar o poder público a construir mais infraestrutura para bicicleta e ao mesmo tempo estabelecer as bases para a interlocução e futuras parcerias entre a administração municipal e a sociedade civil.

Trata-se da união de diversos grupos de interesse, moradores, ciclistas, população flutuante e demais pessoas interessadas para a produção de um projeto pronto de melhoria viária voltada a circulação de bicicletas. Através da tecnologia social utilizada na elaboração das Ciclo Rotas é possível (re)pensar todo uma área da cidade em acordo com as diferentes necessidades de circulação e apresentar um resultado pronto para ser executado pelo poder público, seja diretamente ou em parceria com a iniciativa privada.

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Com a certificação, a tecnologia passa a compor o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, que agora conta com 995 iniciativas aptas para reaplicação. O BTS é uma base de dados online, que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as tecnologias sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa. Para consultar o banco basta acessar o endereço eletrônico: tecnologiasocial.fbb.org.br. Também é possível consultar este banco de dados por meio do aplicativo de celular “Banco de Tecnologias Sociais”, disponível para aparelhos Android e IOS.

Esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Saiba mais:
Mais sobre o Ciclo Rotas Centro.
Mais informações sobre a certificação no site da Fundação Banco do Brasil.

Prefeito, devolva minha ciclovia

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Nas rodas da vida e da bicicleta muitas vezes os altos e baixos fazem parte do ciclo. Nos últimos anos a bicicleta apareceu e ganhou força em cidades ao redor do Brasil e do mundo. São Paulo e Rio de Janeiro ajudaram a inspirar políticas públicas em favor de quem pedala e quer pedalar.

A grande ciclovia Tim Maia ao largo da Avenida Niemeyer no Rio caiu, matou ciclistas e está até hoje fechada. Foi ainda removida, no centro, a ciclofaixa da Avenida Graça Aranha. Ao mesmo tempo São Paulo já teve vias para bicicletas removidas e a prefeitura já anuncia que vem mais por aí. Mas para tentar confundir, as remoções serão para colocar ciclo rotas no lugar. Sabe aquelas pinturas no chão que cicloativistas faziam lá em 2008 e a prefeitura fez em algumas ruas em administrações passadas? Parece que agora o jogo virou e agora a inspiração vem de João Pessoa para as duas capitais do sudeste. Por lá o prefeito já removeu, mas o povo quer de volta.

Depois do boom de ciclovias, com o conforto, segurança e tranquilidade que representam para quem pedala, parece que 2017 será um ano “ladeira acima”. Mas como bem sabemos, há alegria de descer uma ladeira e também a dignidade de pedalar na subida.

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Pedalemos cada vez mais, seja no giro rápido ou socando a bota nos pedais. Por hora nos resta assinar a petição de João Pessoa, orar por São Paulo e olhar pra subida à frente como Armstrong olhou nos olhos do Ullrich nos Alpes.

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Iniciativas que promovem o uso da bicicleta no Brasil serão premiadas na Holanda

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Os maiores avanços em favor da bicicleta foram sempre fruto de parcerias, afinal, a bicicleta é a maneira mais eficiente de encurtar distâncias por meio do esforço humano. E para premiar iniciativas brasileiras que já fazem muito por quem pedala, temos uma grande novidade.

Em sua quarta edição, o prêmio – “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil” traz novidades. Afinal, quem trabalha em prol da bicicleta merece mais do que reconhecimento, merece ganhar o mundo.

Desta vez, o prêmio principal de cada uma das 3 categorias será a participação de uma pessoa da iniciativa premiada na conferência Velo-City 2017 em Arnhem e Nijmegen na Holanda, com todas as depesas pagas. No total serão duas menções honrosas e um grande prêmio para a melhor iniciativa em cada uma das categorias:

· Ação educativa e de Sensibilização
· Levantamento de dados e pesquisas
· Empreendedorismo

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Além da participação no Velo-City 2017, a maior conferência mundial para quem promove o uso da bicicleta, cada premiado irá ainda ter um encontro com especialista(s) em suas determinadas áreas. Ou seja, além da oportunidade de compor a maior delegação brasileira no Velo-City até hoje, representantes do que se fez de melhor em prol da bicicleta no Brasil poderão construir pontes com iniciativas internacionais em suas áreas e, esperamos, expandir seus caminhos para fazer mais e melhor por quem pedala.

Fique atento que as inscrições vão até 09 de abril e os resultados serão divulgados no dia 24 de abril, sendo a entrega do troféu feita durante a estadia na Holanda.

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