Resíduos à tração humana

Tudo que se compra mais cedo ou mais tarde vira resíduo. Tudo é questão de tempo, embalagens são descartadas rapidamente já um pneu da bicicleta demora alguns bons quilômetros até ser descartado. Com tanto estímulo para comprarmos mais e mais, é natural que aumente a quantidade de resíduos.

Os resíduos sólidos podem parecer uma questão dissociada da mobilidade, muito pelo contrário. Mobilidade urbana, desigualdades sociais e resíduos sólidos estão intimamente conectados. Há transporte em cada produto que chega para ser comprado e mais transporte tem de ser feito quando chega a hora do descarte.

Nessa equação um elemento da logística de transporte de resíduos está presente, mas constantemente desvalorizado, é a figura do catador. Herdeiro histórico do garrafeiro, aquele que cruzava as ruas entoando “Olha o garrafeiro, olha o ferro-velho!” Hoje o catador não entoa músicas, mas vasculha e vive das sobras e dos excessos da sociedade de consumo. Cruza a cidade carregando toneladas no braço, segurando sua carroça ladeira abaixo, puxando com força ladeira acima.

A logística reversa é mais complexa e requer esforços maiores do que os que são capiteneados diariamente pelos catadores nas ruas das cidades brasileiras. No entanto em meio a caminhões de lixo, cooperativas de catadores e empresas de coleta seletiva transitam, movidos pelas próprias forças, os catadores.

Os catadores são um impulso espontâneo de uma sociedade que precisa aprender a lidar melhor com o que produz. Fazem o trabalho fundamental de encaminhar para a reciclagem o que iria entulhar aterros sanitários e lixões. No entanto a produção sustentável precisa mimetizar a natureza, que, tal e qual a bicicleta, é eficiente e está sempre girando toda a energia que produz.

As imagens que ilustram esse post foram feitas durante a intervenção “Pimp My Carroça” no Vale do Anhangabaú. A iniciativa foi certamente um marco na valorização da profissão de catador e mais um passo para discutir a sociedade que queremos e também valorizar a invisibilidade de quem se desloca pelas próprias forças, levando nas costas o que muitos chamariam de lixo.

3 thoughts on “Resíduos à tração humana

  1. Genial!!
    Não só este post, mas a ideia em si. Manda mais fotos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *