Bicicleta para Todos

O que explica o fato que Holanda, Dinamarca e Alemanha são países repletos de bicicletas nas ruas? O biotipo majoritariamente loiro, os idiomas estranhos com sons guturais? Ou será culpa da neve no inverno?

O Prof. John Pucher, da Rutgers University (Nova Jérsei, EUA), têm estudado esta questão nos últimos 12 anos. Em julho de 2008, Pucher publicou o artigo Making Cycling Irresistible, com base em dados estatísticos agregados, além de estudos de caso diretamente em cidades daqueles 3 países. O que ele encontrou pouco tem a ver com cor dos cabelos, fonética ou clima.

As conclusões encontradas no artigo estão resumidas na apresentação Cycling for Everyone, que o professor fez em Vancouver no Canadá.

Essa apresentação foi gentilmente cedida à TA que traduziu para o português e disponibiliza, em primeira mão: Bicicleta para todos, são 91 slides e cerca de 15MB.

As pesquisas do Prof. Pucher mostram que o sucesso da Holanda, Alemanha e Dinamarca em incentivar o uso da bicicleta decorre de uma implementação coordenada de várias políticas multi-facetadas que se reforçam mutuamente.

A íntegra da pesquisa Making Cycling Irresistible está sendo traduzida pela Transporte Ativo.

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8 thoughts on “Bicicleta para Todos

  1. Parabéns por acordarem para uma abordagem diferente da anglo-saxônica e que vai contra certos exageros da condução veicular e ou ciclismo efetivo de Forrester (todavia ainda útil em muitas situações!), mostrando, inclusive, que contramão para carros não necessariamente precisa ser contramão para bicicletas (estatísticas européias mostram redução de certos tipos de acidentes), e que a sacralização do uso do capacete é algo contrário à expansão do ciclismo utilitário.

  2. Tomara que com a redução de impostos, as bicicletas finalmente saiam de fábrica equipadas com faroletes, retrovisores e buzina. Se esses itens são obrigatórios pelo CTB, por que o ciclista é que tem que instalá-los? Realmente não dá pra entender….

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