De bicicleta para o trabalho

Passamos pela Semana Brasileira da Mobilidade, cuja data máxima foi o Dia sem Carros. “O objetivo deste movimento é chamar a atenção para a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade que estamos aplicando em nossas cidades desde o advento do automóvel no início do século passado” (Rua Viva, Carta aos Municípios Brasileiros, 14.jul.2008).

A valorização do uso da bicicleta tem sido um dos principais eixos desta mudança pretendida. Contudo, a realidade diária torna esta mudança inviável para muitas pessoas, por barreiras que se firmam ou no preconceito ou, sobretudo, no desconhecimento. O que fazer para ir de bicicleta para o trabalho? O que as empresas devem fazer? O que as pessoas precisam saber? Foi pensando nisto que a Associação Transporte Ativo e o Mountain Bike BH elaboraram o Guia De bicicleta para o trabalho.

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Trabalhamos desde fevereiro para lançar o Guia como parte dos eventos da Semana da Mobilidade e Dia sem Carros.
Traduzimos dois manuais estrangeiros, fizemos adaptações para nossa realidade e preparamos um leiaute especial, para acrescentar leveza e beleza ao conteúdo. Com isto, conseguimos produzir um documento exclusivo, único em língua portuguesa, que se iguala ao que existe de melhor em outros países.

Quais são as respostas para aquelas desculpas clássicas que as pessoas dão para não usar a bicicleta? Veja se sua bicicleta está preparada para o trabalho. Como você pode atuar dentro da empresa para criar uma cultura pró-bicicleta? Você sabia que, como política de incentivo, empresas no exterior financiam a compra de bicicleta por seus funcionários? Que há abonos e horas de folga cumulativas para quem vai de bicicleta para o trabalho??

Confira tudo isto e muito mais no Guia De bicicleta para o trabalho

Veja também o cartaz “Respostas para desculpas clássicas“. Esta seção do guia foi especialmente selecionada para que você possa divulgar entre colegas de trabalho. Imprima colorido e coloque no mural de avisos do seu local de trabalho!! Para fazer um “dia sem carros” todos os dias.

5 thoughts on “De bicicleta para o trabalho

  1. Perfeito, estou até ponderando ao invés de comprar uma moto, voltar a ter bicicleta…

  2. Amigos…
    Acompanho o site de vcs já tem algum tempo e ele está linkado tanto no PEDALANDOEOLHANDO quanto no ANDANDOEOLHANDO [//designerradical.blogspot.com]… Gsotei muito da iniciativa de vcs quanto a este guia, já imprimi o cartaz para por lá no curso que faço, e tb já enviei o link para amigos “difíceis” de convencer quanto ao uso generalizado da bike. O que eu acho complicado sempre é que todos os grupos pró-bikes gostariam de ter um mundo maravilhoso TODO DE UMA VEZ. Não seria mais fácil a gente continuar brigando com o mundo UM ITEM DE CADA VEZ, como se fosse uma campanha ANUAL. Por exemplo, eu gostei de uma placa que o povo de Sampa fez com a regulamentação do art 201 e assumi a campanha aqui com os grupos de ciclistas do qual participo. Também arte-finalizei uam versão POLITICAMENTE CORRETA da placa (CICLISTA COM CAPACETE!) e disponibilizei no meu dominio profissional [http://www.imaginedsg.com.br/ilustr/cms_signal.cdr] em arquivo COREL para quem quiser fazer o download e usar para produzir camisetas, adesivos, etc… Convencer todos a manter a distancia de 1,5m ao ultrapassar ciclista é apenas o começo… quando esta mensagem estiver bem batida, passamos a segunda, depois a terceira… aos poucos, as idéias vão entrando na cabeça dos usuários e motoristas em geral. Nós não temos o poder individual, temos o coletivo, difuso… por isto precisamos inserir estas idéias na cabeça do povo de uma forma mais sutil, menos frontal. Quanto ao seu guia, eu só sugeriria uma versão para internet publicada aqui mesmo, sem fotos ou com elas mais leves… nem todo mundo tem uma superbanda larga… o meu velhox mesmo é triste!… QQ forma, parabens pela iniciativa!

  3. Entendo que não é posível generalizar o conceito: como fazer quem precisa deixar o filho na escola antes do trabalho, com hora marcada e aidna andar masi 12 km numa BR? Acho que pra quem mor aperto do trabalho e fora não mora em Curitiba (onde chove a qualquer instante) pode até usufruir da bicicleta.

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