Grande Fluxo, Baixo Impacto

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As contagens fotográficas feitas pela Transporte Ativo visam acima de tudo dar visibilidade as bicicletas. Durante as tradicionais 12 horas em fotos, estivemos agora na esquina das Ruas Figueiredo de Magalhães e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Muitas bicicletas eram esperadas e muita gente pedalou por lá. Exatamente 1420 ciclistas computados em uma média de 118 por hora.

Os cliques foram constantes, mas a surpresa maior ficou na comparação com os dados da CET-Rio para o número de deslocamentos em automóvel.

No pico da manhã (para os automóveis) (de 8 às 9 horas)
– pessoas se deslocando por automóvel (considerando 1,4 pessoa por automóvel): 1364
– por bicicleta: 72
– relação ciclistas / automobilistas : 5%

No pico da tarde (para as bicicletas) (17 às 18 horas):
– pessoas se deslocando por automóvel (considerando 1,4 pessoa por automóvel): 1552
– por bicicleta: 192
– relação ciclistas / automobilistas :12%

Ficou muito claro o potencial para o uso da bicicleta. São duas ruas muito movimentadas com trânsito pesado de ônibus e automóveis e sem qualquer tratamento cicloviário. Mas a infraestrutura para as bicicletas está a caminho e 3 meses depois de sua instalação a Transporte Ativo estará de volta, máquinas fotográficas em punho.

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Mais:
– Leia o relatório da Contagem na Figueiredo. (PDF)
– Albúm de fotos.
– Conheça outras contagens fotográficas de ciclistas.

One thought on “Grande Fluxo, Baixo Impacto

  1. Prezado Zé Lobo e pessoal da Transporte Ativo Rio,

    Acho que este é o caminho certo para as coisas começarem efetivamente a andar.

    Acredito que a partir de meados de Agosto a UCB de fato vai decolar.
    O bom exemplo do Rio deverá ser efetivamente copiado para outras cidades. O pessoal de Curitiba está programando fazer um Desafio Modal para 1 de Setembro. Sem desconsiderar a força da mídia que o evento gera acho que levantar dados e apontar problemas geram mais efetividade nas ações que realizamos.

    Queria obter mais dados do trabalho que vocês desenvolvem para ver como copiá-lo em outras cidades. Por exemplo, vocês desagregam as contagens em períodos de 15 em 15 minutos?

    Vocês separam fluxos segundo cada uma das tipologias de bicicletas?
    Vocês realizam contagens de outros veículos de forma desagregada?

    Penso que a UCB teria muito interesse em repetir a experiência em outras localidades. Quem sabe até, dependendo do nosso caixa, contratar vocês para realizar a mesma experiência em outras localidades e mesmo em outros locais do Rio?

    Em breve você receberá a proposta das ações e projetos da UCB para os próximos 10 anos. Vou lutar por recursos para tentar viabilizar os projetos e precisarei contar com todos os bons projetos, repetindo-os em outros lugares do Brasil.

    Grande Abraço.
    Parabéns pelo trabalho.

    Miranda

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