Bairro Mais Humano

A festa de Ano Novo na cidade do Rio de Janeiro é mundialmente famosa. Numa única noite mais de 2 milhões de pessoas vão as ruas para celebrar.

Com vistas a facilitar o acesso da população ao bairro, à partir das 18 horas do último dia do ano Copacabana é fechada para automóveis particulares. Barreiras como as da foto abaixo são montadas em todos os acessos viários do bairro.

[photopress:3.jpg,resized,centered]

Tudo isso para que a multidão, essa ilustre convidada, possa desfrutar dos fogos de artifício, shows diversos além da busca por renovar as esperanças com o novo ano que se iniciará.

[photopress:_cid_30.jpg,resized,centered]

Há no entanto um grande desafio para as autoridades. Ruas repletas de pedestres geram dificuldades no deslocamento dado o espaço restrito das vias. Essa situação é bastante ilustrativa da necessidade de se repensar a mobilidade urbana e acima de tudo, de se comprovar que pode haver congestionamentos de pedestres, mas sempre com mais mobilidade para todos do que em um engarrafamento causado pelo excesso de veículos automotores.

[photopress:4.jpg,resized,centered]

Indo e vindo pedestres podem negociar o espaço sem maiores conflitos. Tudo na paz, um desejo constante e ainda mais presente na virada de qualquer ano. Caminhando, patinando, de skate ou pedalando, que seja um ativo e pacífico 2007.

[photopress:bridgestone_contraluz.jpg,resized,centered]

fotos Zé Lobo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *