Inclusão Social sobre Duas Rodas

O último passeio noturno de uma loja de bicicletas no Rio de Janeiro teve uma novidade socialmente engajada. O deficiente visual Geraldo, 52 anos, interno da Associação Aliança dos Cegos participou pedalando. O feito é fruto de uma parceria da loja com Pedro Zöhrer, projetista de reclinadas que tem entre seus produtos um modelo tandem. Trata-se de uma bicicleta para duas pessoas, gentilmente cedida para a ocasião.
[photopress:DSC00221.JPG,resized,pp_image]
Ao piloto da magrela de 2,50m e 26 kg coube a importante missão de conduzir o co-piloto com segurança nos cerca de 30 km pelas ciclovias da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para agradável surpresa de todos os presentes ao passeio Geraldo não só se adaptou rapidamente às pedaladas como fez todo o trajeto sem demonstrar cansaço, desconforto ou sensação de insegurança. O tamanho e o peso do conjunto não são um problema na hora de pedalar, mas em meio a outros 50 ciclistas havia um receio, não confirmado, de que ocorresse algum choque com outro participante.
[photopress:DSC00222.JPG,resized,pp_image]
O novo ciclista adorou a experiência e não parava de repetir que isso devia estar sendo filmado. Pela experiência bem sucedida a noite agradável, própria para um passeio ciclístico ganhou cores, sons, odores e sensações especiais tanto para os que enxergam quanto para o novo amigo e colega de pedaladas.
[photopress:DSC00223.JPG,resized,pp_image]
Piloto, co-piloto e Thiago, responsável por juntar esta equipe.

5 thoughts on “Inclusão Social sobre Duas Rodas

  1. Falar o q??
    Simplesmente emocionante este breve relato.
    Novamente pra provar que o esporte e a convivência, superam qualquer barreira…
    Parabéns, iniciativa louvável da equipe e do Thiago.
    Reverencia a esses lutadores.

  2. Esse acontecimento é fruto do nosso interesse em mostrar como a bicicleta pode servir como meio de integração entre as pessoas.

    Pretendemos transformar isso em rotina. Muitas pessoas ajudam instituições de deficientes com roupas, comida e até dinheiro. Nossa proposta é levar um pouco de qualidade de vida para essas pessoas.

    Em breve faremos uma mobilização para provermos à Associação Aliança dos Cegos bicicletas ergométricas. Através do nosso amigo soubemos que muitos são sedentários por falta de opção.

    Nos próximos passeios estamos buscando novas pessoas para ter esse prazer, levar um deficiente visaul de carona.

    Abraços

  3. Qual a frequência desse passeio? Quando ocorre?

    Como faço para participar, não sei se poderia levar um deficiente visual pois duvido um pouco ainda da minha capacidade física. Mas gostaria muito de participar desse passeio.

    Gostaria também de deixar aqui minhas felicitações!! A iniciativa é muito legal e deveria ser repetida por pessoas que fazem esse tipo de passeio.

    Abraços
    Conrado

  4. É muito bom saber que pessoas se preocupem tb com interação e lazer pra as pessoas com deficiência. Parabéns

  5. Ola..nossa que emoçao qdo vi a bicicleta ..ando sonhando com ela para minha filha que tem baixa visao e a vontade de pedalar com ela, que qdo era vidente parecia que tinha asas qdo andava de bike….como ter mais informaçoes..como conseguir uma…..aguardo resposta..abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *