Cicloturismo – Passo a Passo



Bicicleta junto ao mar.

Foto de Rodrigo Primo.

Viajar de bicicleta dá um novo significado ao ato de pedalar. Pegar a estrada sobre duas rodas e pedais exemplifica de maneira definitiva que não importa o destino, mas sim a jornada.

Só ou em grupo. Por dias, meses ou anos. O importante é vivenciar o caminho. Sentir-se parte do trajeto e não simplesmente cumprir uma distância.

Como em todas as atividades envolvendo a bicicleta, existe uma infinidade de maneiras de alcançar o mesmo objetivo. Um passeio de um dia até uma cidade próxima já é cicloturismo, assim como viajar o mundo durante anos.

Para quem nunca viajou pedalando, a Escola de Bicicleta traz dicas fundamentais.

Não é necessário ser um ciclista experiente para fazer cicloturismo. Qualquer um pode fazê-lo. Basta ir com calma, respeitar os próprios limites, beber água e alimentar-se na hora certa e assim vencer pouco a pouco a distância.

No cicloturismo há sempre uma sensação de aventura, retorno à infância, mistura de liberdade e molecagem sadia. É um escapar da mesmice. Bicicletas são simples e revelam que a vida pode ser muito simples. (…)

Para quem deseja fugir de tudo e encarar um roteiro pronto, o Clube de Cicloturismo criou “o primeiro circuito projetado de cicloturismo no Brasil”. São 300 quilômetros a serem cumpridos em 7 dias pela região do Vale Europeu, no interior de Santa Catarina. Um belo vídeo promocional ilustra um pouco das paisagens e emoções dessa viagem.

Aos que forem estar na capital paulista no dia 14 de abril (próximo sábado), haverá uma reunião gratuita do Clube de Cicloturismo, para conversar entre outras coisas, sobre o Circuito do Vale Europeu.

  • Mais Informações:
  • > Escola de Bicicleta:
    O Cicloturismo. Recomendações Gerais. Preparativos Iniciais.

    > Clube de Cicloturismo
    Circuito do Vale Europeu. Reunião no Sesc Ipiranga.

    4 thoughts on “Cicloturismo – Passo a Passo

    1. Eu jah entrei nessa de cbç!!! Hah alguns anos q eu pedalo pelas estradas mas agora larguei o carro de vez. Qdo a gente ve o q a galera na Europa faz para conhecer os paises deles de bike a gente ve que o qto eles sao espertos nesse aspecto. E aki todo mundo soh pensando em andar de carro, poluindo e engarrafando as estradas. Depois dizem q brasileiro eh “esperto”….

      Quem quiser me contactar pra dar 1s pedaladas por aih e treinar para distancias maiores me acha via myspace ou bikely.com. 1 [ ]

    2. Ola, salve a todos os estradeiros do pedal, tÔ nessa de cicloturismo a 7 anos. Fiz varias viagens de 2dias , duas de3 e “uma de 5(1000km) Campinas, litoral sp,sul MG,Campinas-subi de Parati a Cunha de spd”. Proximo evento (6 ciclo-romaria Artur Nogueira-Aparecida SP “275km-ida 21/3/08 volta 22” se si acha capas considere-se covidado. iremos com um grupo ja ac de 5-“velozes bike clube” contato-(19)38272128 – (19)91050944 – R-OlinpyoTagliare-198a jd Carolina-Artur Nogueira SP cep-13160-000 -Guilerme Jose De Sa´

    3. Boas, eu cá neste canto da Europa também tou numa de cicloturismo, sempre que posso vou a todo lado de boke , paratico no minimo 3 vezes por semana,é uma maneira de não engordar, rsssss…….
      Um abraço a todos e boas pedaladas.
      Carlos.

    4. Ainda nao entrei nessa de cicloturismo de cabeça, mas estou me tornando uma simpatizante, meu namorado me incentiva bastante e espero qualquer dia fazer uma viagem dessas!! Alias o texto eh bem legal, principalmente quando diz que o que importa eh a jornada, mais que o próprio destino, assim como nossa vida. Não sabemos onde vamos chegar, mas o importante eh fazer um bela jornada de vida! Bjs a todos!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *