Bicicleta como Bagagem

[photopress:campinas_117__Small_.jpg,resized,centered]

Foto: Cezar Barbosa

O feriado de Páscoa se aproxima, como no Brasil os deslocamentos intermunicipais são majoritariamente feitos por ônibus, algumas dicas úteis para quem quer embarcar com a magrela na bagagem.

O decreto 2.521 de 1998 informa no artigo 29 os direitos e deveres dos passageiros de ônibus. Já o artigo 70 trata do valor a ser cobrado quando a bagagem exceder a franquia (usualmente denominada pelos despachantes de excesso de bagagem).

Parágrafo único. Excedida a franquia fixada nos incisos I e II deste artigo, o passageiro pagará até meio por cento do preço da passagem correspondente ao serviço convencional pelo transporte de cada quilograma de excesso.

Vale também consultar os “Direitos e deveres dos Passageiros pela ANTT” que repete o que diz o decreto acima.

Quando consultada a companhia em geral não há qualquer objeção para transportar as magrelas. Apenas recomendam que a bicicleta seja embalada para prevenir danos a ela e as outras bagagens. Na “linha de frente” é o despachante que pode criar problemas. Portanto diplomacia e pleno conhecimento dos seus direitos são as duas premissas básicas.

[photopress:malabike02_1_2.gif,resized,centered]

Mala bike Ararauna

Uma solução que sempre resolve problemas e poupa aborrecimentos é um “mala bike”. Bicicletas dobráveis são uma outra opção.

Para quem não tem nenhuma das possibilidades, na aquisição da passagem leve as normas da ANTT acima impressas. Caso necessário, entre em contato com o supervisor da empresa no ato da compra. Faça o mesmo se o despachante criar problemas durante o embarque. É direito do passageiro embarcar suas bagagens gratuitamente obedecendo os limites impostos.

  • Mais Informações:
  • > DECRETO Nº 2.521, DE 20 DE MARÇO DE 1998
    >Manifesto Bicicleta no Bagageiro do Ônibus do Clube de Cicloturismo.

    Agradecimentos a Juan Ramos da lista Cicloturismo Brasil.

    One thought on “Bicicleta como Bagagem

    1. É isso aí pessoal, lembrando que em aviões está cada vez mais fácil embarcar a bike, e geralmente é grátis se não exceder uma por passageiro – mas muito cuidado com a proteção da magrela no caso do uso de malas-bike flexíveis. Abração.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *