Exemplo Mexicano

Uma excelente iniciativa da administração local na cidade do México é de grande valia para demonstrar um passo fundamental para a construção de cidades mais humanas.

Publicado neste 2 de abril no jornal mexicano “La Jornada” (1):

“Desde hoje, a primeira segunda-feira de cada mês, por ordem do chefe de governo do Distrito Federal, Marcelo Ebrard Casaubon, todos os funcionários de primeiro escalão da administração local, sem exceção, deverão transportar-se em bicicleta aos seus escritórios, com o objetivo de estimular entre a população, o uso deste meio de transporte.”

Os funcionários municipais contaram com a ajuda de organizações da sociedade civil envolvidas na promoção ao uso da bicicleta na capital mexicana. Além disso, como foi noticiado ontem na versão online do mesmo jornal (2), outros funcionários também foram ao trabalho de bicicleta ou utilizando transporte público.

Essa experiência pioneira certamente deveria ser copiada por governos ao redor do mundo, principalmente em países sem tradição no uso da bicicleta como meio de transporte entre todas as classes sociais.

Os países latino americanos em geral sofrem ainda com o preconceito em relação ao uso das bicis, já que as parcelas mais ricas da população dispõe dos incentivos e dos meios de utilizar o automóvel nos seus deslocamentos particulares.

Prioridade para as bicicletas e um sistema de transporte público de qualidade são cada dia mais necessidades para atender de maneira mais justa a todos os cidadãos.

Um política séria de incentivo ao uso da bicicleta nas cidades tem de partir também daqueles responsáveis pela administração municipal. Que seja apenas o começo e que cada dia mais pessoas em todos os escalões, possam utilizar e percorrer as cidades da melhor maneira possível.

  • Mais informações:

> México estimula cidadãos da capital a irem de bicicleta para o trabalho
> Bicitekas
> ITPD

(1) Comienza la transportación en bicicleta de funcionarios del GDF
(2) Otros funcionarios también utilizaron el velocípedo
> Cumplen funcionarios capitalinos con su primer traslado obligatorio en bici

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *