O Tempo da Carruagem

A bicicleta tem um papel importante na mobilidade urbana por ser a melhor forma de transporte individual. Quem pedala desconhece engarrafamento e está sempre em movimento mantendo velocidades médias iguais, independente do horário. As cidades do futuro necessariamente deverão encarar com seriedade esse meio de transporte que é herdeiro industrial do cavalo e necessita apenas da força humana para locomover-se por pequenas, médias e grandes distâncias.

Muitos já descobriram os benefícios de deixar o conforto da carruagem de lado em nome da mobilidade livre e a qualquer tempo que só a bicicleta é capaz de oferecer em nossas cidades. Um belo artigo de Ricardo Neves exemplifica, ainda que indiretamente, o papel dos ciclistas urbanos.

Pelo mundo afora já existem aqueles “pioneiros do tempo”, indivíduos que estão mudando, inovando e criando novos estilos de vida que vão lhes permitir ter maior controle sobre seus próprios destinos e maior qualidade de vida, incluindo formas de viver menos dependente do uso do carro.

Ou como escreveu Machado de Assis nas Memórias Póstumas de Brás Cubas:
Um cocheiro filósofo costumava dizer que o gosto da carruagem seria diminuto, se todos pudessem andar de carruagem”.

  • Mais

> Leia a íntegra do artigo:
Quando todos tiverem carruagem
> Dicas do autor para tornar-se menos dependente do automóvel.
Parte 1 de 5
Parte 2 – Usar taxi
Parte 3 – Alugar carros
Parte 4 – Testar o transporte público
Parte 5 – Calcule os custos de um carro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *