Pedal do Silêncio

[photopress:rideofsilence_bh.jpg,resized,pp_image]

Texto de Humberto Guerra
Fotos Martuse Fornaciari

No dia 16 de maio o grupo de ciclistas Mountain Bike BH organizou em Belo Horizonte sua versão do Ride of Silence (Pedal do Silêncio), uma pedalada que já acontece em diversas cidades do mundo na mesma data. O objetivo é homenagear ciclistas que já foram vítimas de acidentes de trânsito e lembrar à sociedade que as bicicletas são veículos e têm direito de fazer uso compartilhado das vias públicas.

O movimento, que teve sua primeira edição na cidade americana de Dallas em 16/05/2003, em homenagem ao ciclista de endurance Larry Schwartz, morto em um acidente com um ônibus meses antes, prevê um passeio silencioso por alguns quilômetros na cidade, com os ciclistas trajando uma camiseta branca e uma tarja preta em algum dos braços. A história e o propósito do evento estão em rideofsilence.org.

Em Belo Horizonte, a pedalada contou com cerca de oitenta ciclistas, que saíram da Praça da Liberdade no começo da noite e percorreram algumas ruas dos bairros Funcionários e São Pedro, para então seguirem pela BR-040 – saída da cidade para o Rio de Janeiro e local onde acidentes fatais envolvendo ciclistas já tiveram lugar. O grupo Le Vélo, que realiza um tradicional passeio ciclístico por Belo Horizonte todas as quartas-feiras, juntou-se ao MTB-BH para o evento, e vários ciclistas “avulsos” também resolveram aderir. O bairro São Pedro, onde o trânsito é menor e as ruas são geralmente silenciosas, foi palco do momento mais marcante para os participantes. Eles demorarão a esquecer a imagem do pelotão de ciclistas em silêncio ocupando uma faixa das ruas, tendo como único som produzido o “clique” do encaixe e desencaixe dos taquinhos nos pedais ao parar nos semáforos. Também causou muito impacto o pelotão de luzes vermelhas piscantes subindo a rodovia escura. Vários motoristas não entendiam o que estava acontecendo, e paravam os carros ou reduziam a velocidade para perguntar de que se tratava. Dois canais de televisão (Alterosa e o Rede Minas – programa Mais Ação) enviaram repórteres para cobrir o evento. O percurso total percorrido pelos ciclistas foi de cerca de 35 quilômetros.

A avaliação dos organizadores é de que o evento foi extremamente bem-sucedido, teve boa visibilidade na mídia e nas ruas, e conseguiu passar o recado para muitas pessoas. Foi a primeira vez que ele foi realizado em Belo Horizonte, e o comparecimento foi considerado satisfatório, sobretudo porque toda a convocação foi feita via internet (e-mails e fóruns de discussão) e em apenas uma semana. Pretende-se repetir o manifesto todos os anos.

Nos links abaixo estão alguns registros do Ride of Silence belo-horizontino, feitos pelo fotógrafo-ciclista Martuse Fornaciari.

  • Mais Fotos
  • Pedal do Silêncio 1
    Pedal do Silêncio 2
    Pedal do Silêncio 3
    Pedal do Silêncio 4
    Pedal do Silêncio 5
    Pedal do Silêncio 6
    Pedal do Silêncio 7
    Pedal do Silêncio 8
    Pedal do Silêncio 9

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *