Destaques
Bici-Polo e Família
Posted onAuthorJoão LacerdaLeave a comment
Esse vídeo de 1938 mostra o Pato Donald ao descobrir a maneira diferente que seus sobrinhos jogavam polo… movidos a pedal. É para lembrar que em época de férias as crianças costumam soltar a imaginação nas brincadeiras com os novos presentes. Além disso o vídeo mostra também que a subcultura do polo jogado em bicicleta não é tão nova assim. Apesar da moda das fixas estar se alastrando e com ela esse novo esporte.
– Visto primeiro no Copenhagenize.com
Transporte ao Trabalho e ao Lazer
Posted onAuthorJoão Lacerda2 Comments
O Rio de Janeiro está a cada dia mais ciclável e mais tomado por ciclistas. Em meio ao clima natalino, férias e compras, os dois bicicletários de um shopping, completamente lotados.
A lei municipal que obriga shoppings e centros comerciais a terem infraestrutura para o estacionamento de bicicletas deixou de ser obrigação e é hoje necessidade para os centros de compras. Afinal clientes e funcionários precisam ter onde guardar suas magrelas. A tendência felizmente é que se abram cada vez mais portas, comodidades e facilidades para os ciclistas, reforçando as bicicletas como elemento na paisagem e trazendo todas as consequências positivas que isso tem para a cidade. Sejam, econômicas, socias ou ambientais.
Para as horas de lazer que não envolvem compras, o Rio de Janeiro também tem outros espaços privados com presença assídua de ciclistas. Em meio a uma ilha em Ipanema, o Clube Caiçaras a beira da Lagoa Rodrigo de Freitas.
As vagas para estacionar o automóvel nos arredores são limitadas e apertadas. Para os ciclistas, espaço exclusivo dentro do clube, com total segurança, tiquete de controle e vagas a vontade. Claro que em dia de sol, com fácil acesso por bicicleta, o bicicletário estava lotado.
Os cariocas cada vez mais constatam que também para as horas de lazer, a bicicleta é o melhor meio de transporte.
Presente de Natal

Papai Noel passou por aqui e deixou presentes para todas as meninas e todos os meninos que foram bons ciclistas durante o ano.
Gifs animados que podem ser baixados e usados livremente em blogs, sites, emails. De graça!

Por enquanto são 3 modelos, em 3 tamanhos diferentes. Em breve teremos mais. Confira aqui
Use. Divirta-se. Espalhe. Pedale!
Lições de Copenhague
Posted onAuthorJoão LacerdaLeave a comment

O grande acordo da COP15 em Copenhague fracassou. Os líderes das nações ricas e pobres não chegaram a um consenso e nenhum tratado foi assinado. No entanto, medidas benéficas saíram da Cúpula do Clima dos Prefeitos (Mayor Climate Summit). Diversas autoridades municipais presentes reforçaram que o uso da bicicleta pode e deve fazer parte de políticas de diminuição das emissões de CO2 nas cidades. Afinal os transportes motorizados são o principal poluidor urbano. Tanto em escala local, quanto global.
O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, contou durante a cúpula que a cidade irá aumentar a infraestrutura para a bicicleta dos atuais 150km para 300km, além de reduzir limites de velocidade dos motorizados e expandir o sistema de bicicletas públicas. Muniz reforçou a importância de promover a acessibilidade a lugares pobres e promover o uso da bicicleta por todos os cariocas. Além disso, haverão parcerias público-privadas para que investimentos em áreas comerciais sejam pensados para as bicicletas.
A conferência em Copenhague acabou, mas a cidade continua sendo exemplo para o mundo e muitas outras podem seguir esses passos e ajudar seus países a diminuirem os impactos negativos sobre o clima no planeta. Afinal, pensar em cidades para as pessoas implica repensar um conceito fundamental: a quem servirá o progresso no futuro? Máquinas, concreto e aço tiveram seu tempo. Espera-se que o século XXI seja o tempo da vida em geral, a começar pela qualidade de vida dos humanos.
—-
Mais sobre os compromissos assumidos em Copenhague.
Com informações da página oficial do I-CE.
Novecentos rumo ao Mar
Posted onAuthorJoão LacerdaLeave a comment

Foto: Luddista
Aos poucos, em ritmo constante, que se estendeu por toda a manhã até o início da tarde, 900 ciclistas foram do planalto até a baixada em meio ao verde do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões. Não foi uma massa unida, mas um fluxo disperso de novos e velhos amigos. O esforço foi considerável e cada um terá sua própria história para contar sobre um mesmo dia em que todos se uniram pelo desejo de pedalar serra abaixo.
Mesmo com a altimetria favorável, houveram muitas subidas, altos e baixos entre a estação Grajaú da CPTM, início da futura rota Cicloturística Márcia Prado, e a cidade de Santos. O caminho traduz um grande desejo dos ciclistas, acessar ao litoral paulistano de maneira segura e sem a ajuda de motores, algo que oficialmente ainda não é permitido e que através da presença massiva dos 900 ciclistas nesse evento teste confirmou que a demanda existe e que muitos podem ser os benefícios.
Saiba mais sobre a rota cicloturística Márcia Prado no Ciclobr.



