Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro em nova fase

map3

Em 2011, no Rio de Janeiro haviam diversas iniciativas de mapas envolvendo o tema bicicletas, eram mapas com ciclovias, outros com bicicletários, lojas e oficinas e mais. No início de 2012, entramos em contato com todos os desenvolvedores para unificar estes mapas, assim surgiu o Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro.

mapa_15_11_2013

De lá pra cá, o mapa foi crescendo e amadurecendo, passou por diferentes layouts e hoje chega a quase  dois mil pontos mapeados.

nmap

A repercussão foi tão boa que chegamos a fazer um tutorial, para quem quisesse fazer o seu próprio mapa local, o que resultou em mais de dez mapas feitos com a mesma estrutura encontrada no tutorial, alguns deles hospedados por nós.

mapas

Chegou também a ter aplicativos para celulares que trabalhavam baseados nos dados do mapa base, o Rio de Bicicleta para Android e o CicloviaRio para iOS, ambos vencidos pelos avanços da tecnologia, e uma página exclusiva sobre o mapa no site TA.

app_3

O mapa tinha sua estrutura baseada na tecnologia Google Fusion Tables, que foi descontinuada no início deste mês, tirando do ar todos os mapas feitos com essa tecnologia. Por sorte, um dos principais pilotos do mapa TA, Arlindo Pereira, sempre subiu todos os dados também para o OSM – Open Street Maps e com isso conseguimos alguns dias após a extinção do Fusion Tables, voltar ao ar com uma nova versão desenvolvida pelo Arlindo e aprimorada e ajustada pelo Cristiano Dalbem, desenvolvedor do Bike de Boa e do Ciclomapa, que nos ajudou a colocar no ar a versão atual, que funciona tanto no PC quanto em celulares e tablets. Seguiremos atualizando e desbravando novas tecnologias para manter o mapa no ar com informações valiosas pra quem pedala pelo Rio de Janeiro. Clique na imagem abaixo e confira!

map3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *