A lenda da bicicleta na árvore

Quem nunca viu por aí a foto de uma bicicleta antiga, engolida por uma árvore. Uma imagem que já se tornou clássica circula pelas redes sociais, palestras sobre mobilidade urbana, emails e onde mais a bicicleta integrada ao meio ambiente for o assunto.

A popularidade e simbolismo da imagem inspiraram lendas. A melhor delas é certamente a de um soldado que partiu para a Primeira Guerra Mundial e nunca mais voltou. Esquecida no bosque a bicicleta foi engolida pelo tronco da árvore e subiu aos céus junto com o crescimento da planta. Como bem lembrou o colega Odir, essa história tem pouco, ou nada, de verossimilhança. Afinal, trata-se de um modelo infantil, provavelmente da década de 1950.

Com um pouco de contexto, ou nenhum contexto, é possível contar uma história inventada sobre o que aconteceu com a tão famosa bicicleta na árvore. Talvez em uma pedalada exploratória, um grupo de crianças foi longe para dentro da mata. Um pneu furado foi o motivo para uma delas pegar carona na bicicleta de um colega. A noite caiu quando todos chegavam em casa. No dia seguinte, tinha aula logo cedo. Rondas intensivas no fim de semana seguinte não foram capazes de localizar o local exato, até que a criança, dona da bicicleta mudou-se da vizinhança. Todos cresceram, ganharam bicicletas maiores no Natal daquele ano. E a pequena bicicleta infantil, ficou lá esquecida, no meio do bosque.

3 thoughts on “A lenda da bicicleta na árvore

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *