Bicicletas na COP28 | O clima precisa de mais caminhadas e bicicletas!

uae

Os líderes mundiais e partes interessadas reúnem-se nos Emirados Árabes Unidos para o início das conversações sobre o clima na COP28. Medidas urgentes são necessárias para enfrentar a crise climática, mas as pesquisas da PATH mostram que não está se fazendo o suficiente para aproveitar as vantagens da caminhada e da bicicleta na descarbonização dos sistemas de transporte. Por isso, foi criada pela PATH uma carta aberta para a COP28, incitando a UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), governos e negociadores, a incluírem a mobilidade ativas em seus planos climáticos.

Permitir que mais pessoas caminhem e andem de bicicleta com segurança é essencial para alcançar os objetivos do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas. PATH (Parceria para Viagens Ativas e Saúde) é uma coalizão que apela aos governos e às cidades para que assumam um compromisso real com a caminhada e a bicicleta como uma solução fundamental para os desafios climáticos, de saúde e de equidade que enfrentamos. Para isso a carta foi redigida, pois viagens ativas proporcionam mais do que qualquer outro modo de transporte no que diz respeito à sustentabilidade e à ação climática. Se mais pessoas pudessem caminhar e pedalar com segurança, isso poderia reduzir as emissões dos transportes em até 50%. Mais de 400 organizações assinaram a carta até agora. Que o maior número possível adicione sua voz ao chamado. Conheça o conteúdo da carta, compartilhe e incentive organizações a assinarem.

Nas COP26 e COP27 outras cartas foram redigidas, mas muito pouco ou nada mudou ou foi seguido e o tempo urge! Veja um texto nosso sobre o assunto em artigo no Vá de Bike | COP26 deixou a desejar.

Capturar

Difícil acreditar que uma COP que se realiza em Dubai, traga algum progresso nesta direção! Mesmo assim seguimos tentando, nos unindo a todos os parceiros possíveis, em busca de soluções simples inteligentes e viáveis, como o caminhar e as bicicletas!

elet920

12 anos de Parceria!

it12

Para além das bicicletas compartilhadas, dentre a iniciativas do Itaú Unibanco em busca da ampliação de direitos, melhoria da qualidade de vida nas cidades e fortalecimento do poder de transformação das pessoas, estão Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, causas que também são foco da Transporte Ativo. Já fazem 12 anos de parceria entre a TA e o Itaú Unibanco, na forma de Apoio Institucional, sempre buscando melhorias para a mobilidade urbana ativa, parceria esta que nos permite ir além do que esperávamos e consequentemente alcançando resultados mais abrangentes.

A parceria tem gerado efeitos positivos em todas as cidades e organizações envolvidas e neste ano de 2023 quando a TA completará 20 anos de existência seguiremos juntos com projetos como o Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil que chega a sua 10ª edição.

it122

Agradecemos ao Itaú e a todos os parceiros que seguem conosco nessa jornada, em busca de cidades melhores para todos!

Foto: Luciano Aranha - Ciclourbano

2013 – Clique para saber mais.

6EBMA

2022 – Clique para saber mais.

6º Encontro Bicicletas & Meio Ambiente | Bicicletas e Créditos de Carbono

EBMA6a

No encontro Bicicletas e Meio Ambiente de dezembro, fechamos o ciclo de debates com chave de ouro, trazendo de São Paulo a Carol Rivas da TemBici e de Belo Horizonte, por onde está passando agora em sua volta para o Janga – PE, o cicloturista Enio Paipa para conversar sobre Créditos de Carbono com duas abordagens bem distintas, mas igualmente importantes e inspiradoras. A Carol nos deu uma aula sobre o Mercado de Créditos de Carbono que foi esclarecedora até para quem (pensava que) sabia do que se trata. E na sequência mostrou como as bicicletas compartilhadas estão ganhando mais um forte argumento para solidificar sua importância para a qualidade de vida nas cidades.

EBMA6b

O Enio por sua vez apresentou seu sistema simples e eficiente de humanizar ainda mais a relação dele com os apoiadores novos ou antigos de sua viagem. Ele troca fotos da viagem com histórias da viagem escritas a mão por uma ajuda financeira qualquer. À medida que acumula quilômetros de viagem e histórias ele garante parte do financiamento para continuar pedalando rumo a Janga. Vale ressaltar que nesse encontro tivemos a presença de debatedores de encontros passados: Lucas Chiabi (Bicicletas e Negócios Sustentáveis) e Marcelo Guimarães (Bicicletas e Saúde Pública).

6EBMA

Uma das maiores virtudes da nossa espécie é a capacidade de se comunicar de maneira  sofisticada. Por áudio e imagens conseguimos evoluir nossa espécie e nossa sociedade pois compartilhamos conhecimentos, dividimos problemas e assim, desafios são superados. Nos Encontros Bicicletas e Meio Ambiente exercitamos nossa qualidade, propondo debates que nos encheram de informação, reflexão e inspiração. Os problemas urbanos são graves, não há dias fáceis, mas em 6 ocasiões a nossa querida bicicleta ajudou a catalisar energia positiva suficiente para garantir muitos anos de pedaladas rumo a um espaço coletivo mais humanos, equilibrado e sustentável.

Agradecemos a Tembici por ceder seu espaço para este encontro e ao Enio, por interromper sua viagem para nos falar sobre ela. Buscamos o Enio e o devolvemos para o mesmo lugar em que estava.

 

5º Encontro Bicicletas e Meio Ambiente | Bicicletas de Carga e Descarbonização dos Transportes

142_53

Em novembro voltamos na TOCA para uma edição muito especial dos nossos encontros mensais sobre Bicicletas e Meio Ambiente. A Transporte Ativo já realizou pesquisas sobre a importância das bicicletas de carga para a economia, geração de empregos, para o meio ambiente, enfim, para a cidade do presente e do futuro. No Brasil, em especial no Rio de Janeiro, o uso das simples, quase artesanais, bicicletas e triciclos de carga transportam em peso e volume, mais do que compras, lanches, remédios, cachorros e prestadores de serviços. Elas levam uma ideia simples de usar o mais sustentável dos veículos para ajudar negócios, gerar empregos e ter mínimo impacto nas ruas. É o que se pode chamar de pleno uso de nossa inteligência.

142_52

Na TOCA propusemos um debate sobre como as bicicletas de carga podem ser importantes na descarbonização do quilômetro final do transporte nas cidades. Apresentamos nossa experiência recente em Amsterdam quando visitamos o Festival Internacional de Bicicletas de Carga e uma das melhores cidades do mundo para se pedalar. Curiosamente, lá as entregas por bicicleta são bem diferentes. Quase não há triciclos, as bicicletas de carga, em sua maioria no modelo Long John, são usadas para levar crianças e as poucas entregas são feitas em modelos elétricos. Guardadas as devidas proporções podemos inferir que no Rio o quilômetro final do transporte/entregas é mais sustentável que em Amsterdam já que aqui se usam transportes ativos puros, sem motores, e em grande escala. Claro que é fundamental a discussão da questão laboral pelo impacto físico de se pedalar com cargas de 200 – 250 kg em bicicletas pesadas, sem marchas ou motores auxiliares. Há espaço e necessidade de se aperfeiçoar essa logística em diferentes aspectos, mas as conversas trouxeram reflexões saudáveis para o grupo presente que, formador de opinião e atuante na promoção do uso da bicicleta, construiu uma qualificação valiosa para continuar essa pedalada rumo a uma cidade mais limpa e humanizada, também pelo setor de transporte final e entregas

142_51