O Caminho para a Mudança

2_1_2_3_4_5_6_7
As bicicletas estão presentes no Código de Trânsito Brasileiro desde 1997. Antes, já estavam nas ruas, mas sem o devido reconhecimento. Uma das missões da Transporte Ativo é sensibilizar os responsáveis pelo planejamento de trânsito para que a importância das bicis para as cidades não fique só no papel.

Cada cidade tem um órgão responsável para lidar com o trânsito. No Rio de Janeiro, é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) que cumpre esse papel. Entre as suas atribuições está a promoção e a participação em projetos e programas de educação de trânsito. Com esse intuito, foi realizado o 5° Encontro de Educação e Segurança no Trânsito. E pela primeira vez as bicicletas estiveram presentes através da Transporte Ativo que apresentou a palestra “O Caminho para a Mudança”.

Todos os presentes puderam saber mais sobre a bicicleta e também sobre a importância da cordialidade no trânsito. Afinal, o respeito é fundamental para que as ruas possam ser usadas por todos. Pedestres, ciclistas e o trânsito motorizado. Afinal, mesmo quem não usa a bicicleta pode ajudar a promove-la, simplesmente sendo cordial ao guiar seu veículo.

Um convite foi feito: “Vá de Bicicleta, e seja Cordial.” Com isso, esperamos que cada um dos participantes experimente pedalar pela cidade. Mas certamente, todos irão ter um novo olhar em relação as bicicletas.

One thought on “O Caminho para a Mudança

  1. Uau! Pode não parecer nada, mas uma palestra sobre o uso da bicicleta num evento desses é o tipo de situação que dá gosto de ver e saber. Aliás soube que foi sucesso absoluto entre os presentes, especialmente entre os bam-bam-bãns da prefeitura, que adoraram a abordagem educativa mesmo e não apenas um relato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *