Passos a Frente para os Pedestres

Pedestres são a parte mais frágil do trânsito e no Brasil são as maiores vítimas. Equacionar o problema das fatalidades em nossas ruas e estradas requer um abordagem múltipla. Não basta investir somente em infraestrutura, ou ter leis que coibam abusos. É preciso cercar todas as “frentes”. Educar pedestres e condutores, punir os infratores e investir em melhorias que garantam a circulação em segurança para os pedestres.

“Vamos trabalhar pela afirmação (ou reafirmação) da existência do pedestre, a mais antiga qualificação humana do mundo. Da existência e dos direitos que lhe são próprios, tão simples, tão naturais, e que se condensam num só: o direito de andar, de ir e vir, previsto em todas as constituições… o mais humilde e o mais desprezado de todos os direitos do homem. Com licença: queremos passar.”

Carlos Drummond de Andrade

Essa frase está na página de abertura do site da Associação Brasileira de Pedestres (ABRASPE). De lá também vem a versão comentada do “Manual do Pedestre em São Paulo“.

O manual presta um grande serviço ao condensar dúvidas e maneiras de agir. Muito do que lá está escrito pode e deve ser traduzido para qualquer cidade brasileira. Afinal temos um único Código de Trânsito.

A construção de cidades mais democráticas se fará também medindo o tamanho de nossas calçadas, afinal, quando mais largas as calçadas, maior a democracia.

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