Uma Pedalada a Frente

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Foi promulgado na semana passada o Decreto Nº 50.708 (a íntegra no nossoquintal.org) que transfere para a secretaria de Transportes o Pró-Ciclista, o Grupo Executivo da PMSP para Melhoramentos Cicloviários criado em maio de 2006. Composto por diversos órgãos da prefeitura cuja principal missão é identificar oportunidades e articular as instituições para implantação de melhoramentos cicloviários.

No entanto o momento aponta para a necessidade de uma correção histórica no grupo, a inclusão da sociedade civil. Um dos pré-requisitos para que um grupo de trabalho em prol da bicicleta dê certo é a presença de ao menos um ciclista. Alguém que conheça a realidade das ruas, que saiba das dificuldades e aponte caminhos possíveis. Uma pessoa que diga “Jamais passarei por aí”! Ou “Precisamos disso e não daquilo”. Alguém que realmente coloque a bicicleta em seu devido lugar, com respeito motivação, que influencie os outros participantes do grupo até que este se torne autônomo por conhecimento e compreensão das bicicletas.

No Rio de Janiero foi criado também por decreto o GT Ciclovias no inicio dos anos 90 e muito se passou sem que nada de bom acontecesse para os ciclistas. Em 2003 este grupo passou a contar com os usuários e a sociedade civil. A visão das bicicletas começava a mudar, não que a sociedade civil tenha passado a comandar o GT, mas ela estava ali sempre dizendo que a bicicleta é boa também para isso , as vantagens são estas, esta solução será ignorada pelos ciclistas, sempre motivando e elevando os participantes do grupo a serem realmente pró ciclistas.
Hoje o Rio anda sozinho mas mesmo assim não dispensam nem por um minuto o apoio da sociedade civil organizada e dos usuários para os quais estão planejando. Resultado: uma cidade mais amiga das bicicletas e dos pedestres e com um futuro promissor pela frente.

A Transporte Ativo sempre se colocou a disposição do Pró Ciclista, para passar a experiência de anos no Rio adiante, para passar seu expetise no assunto, que conta com suporte técnico de organizações internacionais como ITDP e ICE, totalmente sem custo, visando apenas o crescimento do conhecimento interno do Pró Ciclista sobre seu assunto principal.

Uma parceria da TA com a cidade de São Paulo já foi feita através do Curso de Introdução ao Mundo Cicloviário (IMC). A CET ouviu os usuários e apresentou para mais de 200 técnicos da PMSP o IMC em parceria com TA e ITDP. Ali se desenhou um caminho para a mudança. A Transporte Ativo segue totalmente disponível para apoiar a administração da cidade no assunto.

São Paulo precisa melhorar a sua mobilidade como um todo e a bicicleta tem um papel fundamental nessa mudança. Trata-se de rever paradigmas e de pensar qual cidade queremos. Em que departamento as bicicletas estarão torna-se um problema menor enquanto não for construída a vontade política e o conhecimento técnico que valoriza a bicicleta e os transportes sustentáveis.

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Saiba sobre o histórico do Pró-Ciclista no Apocalipse Motorizado.

One thought on “Uma Pedalada a Frente

  1. João… seu recente post sobre o Vèlib serviu de inspiração para um post no meu blog juntando soluções variadas em três pontos do mundo sob o enfoque do tempo de modificação da cultura x a decisão e ousadia política para fazê-lo. Interessante Paris ter levado apenas 2 anos e Copenhagen, precursora do uso ostensivo da bicicleta como transporte, ter levado mais de 40 anos. Parte disto decorrente da situação mundial ao tempo destas 2 iniciativas. Parte também devido ao ineditistmo e ousadia dos políticos dinamarqueses, que ousaram, provavelmente enfrentando também oposição, inclusive da população. E nesta, Jaime Lerner tb entrou, tendo enfrentado oposição para a implantação da Rua das Flores em Curitiba, hoje cantada em verso e prosa como exemplo de espaço de vida. Quem sabe neste novo momento o Pró-Ciclista resolva agir mais ousadamente, mais corajosamente, e enfrentar mais a sociedade carrocrática, para com isto conseguir mais espaço SEGURO para os ciclistas de Sampa. Nós, da periferia nacional, sinceramente esperamos este exemplo da nossa “locomotiva”!

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