Deslocamentos Femininos e Proletários

Copenhague dos Tropicos

A segunda contagem na Rodolfo Dantas teve uma mudança muito pequena nos números o que mostra que por hora somente a infraestrutura não foi responsável por um incremento nas viagens. No entanto, pode-se concluir de maneira mais otimista que o trânsito de bicicletas por ali é consistente e com alguns usuários fieis.

Novamente as bicicletas de entrega formaram o maior bolo, com 50% das viagens. Dentre as bicicletas particulares, apenas 10% eram mulheres. A eficiência da bicicleta como ferramenta de trabalho e a insegurança viária em algumas vias é certamente um dos motivos para que explicar o alto número de entregadores e o baixo número de mulheres.
Triciclo de Entrega

As políticas públicas para Copacabana estão no rumo certo, mas ainda há muito trabalho a ser feito para que o bairro realize o potencial de ser o paraíso carioca das bicicletas, inspirando a cidade inteira a ser uma Copenhague dos Trópicos.
Mãe e Filha de Bicicleta

Mais:
– Confira o relatório da II Contagem da Rodolfo Dantas
Saiba mais sobre as contagens
Todos os relatórios da Transporte Ativo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *