Recompensas para os Ciclistas

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O texto abaixo é uma tradução do Copenhagenize para ser memorizado e sempre lembrado em caso de dúvidas em relação a importância de se promover o uso da bicicleta e combater argumentos ruins contra elas. O texto também foi traduzido aqui.

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O registro e fiscalização de bicicletas na Europa (e no mundo) ainda levanta algumas polêmicas e pessoas chegam a sugerir que ciclistas devem pagar pelo uso das ruas, assim como fazem os motoristas. Essa linha de raciocínio mostra-se bastante fraca em provar seus motivos.

Na União Européia vivem meio bilhão de pessoas, 100 milhões destas pedalam diariamente de acordo com a Federação Européia de Ciclismo. Nenhum desses cidadãos sofre a inconveniência de registrar suas bicicletas, menos ainda na Holanda e Dinamarca – países com o maior número de ciclistas.

Seguem três bons argumentos para rebater a idéia de registro de bicicleta:

1. Uso das ruas e estradas e desgaste das vias

Imaginemos o pesadelo logístico de registrar dezenas de milhões de bicicletas. Primeiro deveria ser criado ou adaptado um sistema informatizado para armazenar os registros de bicicletas. Funcionários teriam de ser contratados para operar o sistema e mais dinheiro teria de ser gasto para emitir as licenças.

Consideremos o impacto nas vias. O peso médio de um automóvel é de 1650 kg (fonte). Um chute aproximado, pode intuir que em média uma bicicleta pese 13 kg. Com base nesses números, uma bicicleta pesa 0,8% de um automóvel.

Fica claro que o impacto do peso das bicicletas nas vias é irrisório. Imaginemos que o preço de registrar um automóvel seja de $100 tendo como base os impactos negativos no desgaste das vias. Com base nisso, registrar uma magrela custaria 80 centavos.

Agora seria necessário subtrair um pouco desses 80 centavos. Na Dinamarca taxas sobre o desgaste das vias e para proteção ao meio ambiente estão embutidas no custo de licenciar um automóvel, além de sobretaxas sobre o peso a depender do tamanho do carro. O impacto negativo para o meio ambiente de um carro é grande, a bicicleta não gera nenhum durante seu uso. Apenas para escolher um número, vamos tirar 50% dos 80 centavos com base no impacto zero da bicicleta no meio ambiente. Chegamos a 40 centavos por bicicleta. Esses 40 centavos resultariam em nada depois de contabilizarmos as taxas administrativas.

Não é preciso ser economista para notar que o projeto seria bastante deficitário. A fiscalização seria outro problema. Os aparatos policiais certamente tem prioridades mais importantes do que conferir a documentação de bicicletas. Ou seja, um complexo sistema de registro de bicicletas seria um enorme desperdício de recursos públicos e isso não é interessante para ninguém.

Campanhas de conscientização e em prol da segurança viária teriam melhores resultados no longo prazo.

Também vale a pena lembrar que mais bicicletas nas ruas significaria menos desgaste das vias. Isso iria reduzir a necessidade de caras obras para tapar buracos, recapear pistas, etc. Seria mais barato para os motoristas e muito mais conveniente termos menos interrupções no viário para obras.

2. Impacto na Saúde

Além dos impactos negativos irrisórios nas vias, ciclistas também beneficiam a sociedade como um todo ao optar pela bicicleta. Os benefícios são muitos e extensivamente bem documentados. Numa relação direta com o uso do automóvel, é interessante notar o que dizem alguns estudos sobre poluição.

O nível de partículas poluentes dentro de um automóvel é muito maior do que do lado de fora – na bicicleta por exemplo. Alguns links em inglês falam mais sobre isso.

Ciclistas Respiram Melhor
O trânsito motorizado mata 10 vezes mais do que os acidentes de trânsito

Além de ser mais danoso aos pulmões sentar-se dentro de um carro do que fora, consideremos o que diz um dos links:

Na Dinamarca aproximadamente 4.000 pessoas morrem anualmente em consequência da poluição do ar causada pelos automóveis. O número é dez vezes maior do que as mortes DENTRO dos carros. Estudos recentes afirmam que respirar a poluição gerada pelo trânsito motorizado é mais perigoso para sua saúde do que simplesmente transitar.

Morrem 3.400 anualmente tendo como causa direta a emissão das emissões que saem dos canos de descarga dos carros. Além disso de 200-500 pessoas perdem a vida prematuramente por doenças do coração e aumento da pressão sanguínea causada pelo barulho gerado pelo trânsito motorizado. Isso mesmo… apenas o BARULHO!

Fica difícil quantificar o quanto esses números iriam aumentar se estudos similares fossem feitos nas grandes cidades brasileiras. Afinal a população de toda a Dinamarca é de 5 milhões de pessoas.

Ciclistas portanto reduzem os custos da saúde pública e por consequência deixam mais leitos livres nos hospitais para quem necessita deles. Quem pedala também promove a própria saúde – irá passar menos dias em casa por conta de doenças além de ter uma maior produtividade contribuindo para um impacto positivo na economia.

um belo estudo dinamarquês acerca do tema. Alguns trechos:

– Pessoas ativas fisicamente vivem cerca de 5 anos a mais do que pessoas inativas
– Pessoas inativas sofrem em média 4 anos a mais com doenças degenerativas
– Pedalar tem os mesmos efeitos positivos para a saúde do que qualquer outro exercício. Quatro horas por semana, ou aproximadamente 10 km por dia é um nível excelente de atividade. Trata-se de quando pedala em média o cidadão de Copenhague, nos deslocamentos ao trabalho e outras viagens.

Além disso:

Caso o cidadão de Copenhague pedalasse 10% mais:
– Seriam mais 41 milhões de quilômetros pedalados (atualmente são 1.2 milhões de km/dia em Copenhague)
– O sistema de saúde deixaria de gastar 55 milhões de coroas dinamarquesas por ano (aprox. R$ 20 milhões)
– Seriam economizadas 155 milhões de coroas (R$ 55 milhões) em horas perdidas (devido a doenças)
– Seriam 57.000 dias de trabalho a mais que hoje são perdidos por conta de doenças. Um aumento de 3,3%
– Mais 61.000 anos de vida
– Menos 41.000 anos vivendo com doenças degenerativas

3. Seja pago para pedalar

Todo o raciocínio acima deve de alguma maneira levar a recompensas para os ciclistas. Uma prefeitura que constrói ciclovias segregadas, encorajando novos ciclistas a pedalar, irá gastar menos em manutenção viária e saúde pública.

Em Copenhague descobriu-se que para cada novo quilômetro de infraestrutura viária para bicicleta:

Ao construir uma ciclofaixa em ruas com um trânsito de 2.500 bicicletas e 10.000 automóveis por dia iria aumentar o número de bicicletas em 18-20% naquele trecho.
Além de acarretar uma diminuição entre 9-10% no número de carros e menos 9-10% feridos em acidentes.
– Uma economia de 246.000 coroas (R$ 86 mil) para a saúde pública
– Economia de 643.000 coroas (R$ 225 mil) em perdas de produtividade.
– Um queda nos custos com saúde, perda de produtividade e acidentes num total de 633.000 coroas (R$ 221.500)
– O quilômetro extra significa 170.000 km pedalados a mais.
– Para cada 1 coroa gasta, a sociedade economiza 5 coroas.

Isso sim é incentivo econômico!

Inclusive, o Departamento Norueguês de Estradas (Vegvesen) optou por pagar seus funcionários para irem trabalhar de bicicleta ao invés de irem de carro. Muito dessa decisão devido aos estudos e conclusões apresentados acima.

“Ao encorajar as pessoas a pedalarem ou caminharem ao trabalho nós garantimos que eles façam uma atividade física e ao mesmo tempo diminuam os impactos no trânsito,” – declarou Roar Gartner chefe de uma região Administrativa da cidade de Vestfold na Noruega.

Resumo Resumido

Caso alguém seja confrontado com argumentos para que os ciclistas paguem pelo registro de bicicletas, a série de argumentos acima irão com certeza dar uma boa base para a contra-argumentação.

Ao invés de buscar motivos para fazerem os ciclistas pagarem para circular, os motoristas tem mais que nos pagar um chopp e agradecer em nome deles, das crianças (de hoje e do futuro), do país e da sociedade em geral.

3 thoughts on “Recompensas para os Ciclistas

  1. Os argumentos são excelentes, mas nem precisa ir tão longe. É só lembrar que os ciclistas não pagam apenas IPVA, mas pagam IPI, ICMS, Imposto de Renda, IOF, IPTU etc etc etc…

  2. Gostei muito do artigo.

    Porém, como leigo e nada estudado sobre o assunto, não acredito que com construção de ciclovias, o número de automóveis diminuiria, aumentando o número de bicicletas. Tenho como base São Paulo. Fora das áreas mais centrais e em algumas regiões, o terreno possui muitos aclives e declives. Um número considerável não usaria a bicicleta, devido ao fato de não estarem preparados/não quererem subir ladeiras para ir trabalhar.

    É óbvio que para quem mora próximo ao Centro, Av. Paulista, Faria Lima, etc. seria beneficiado pelas ciclovias/ciclofaixas, mas creio que seria um número mínimo de pessoas.

    Além disso, há o quesito cultura/educação. Estava conversando ontem com um amigo que disse “depois que você começa a dirigir, vicia, e não quer mais parar; usa o carro até para ir à padaria”. Aliás, conheço muita gente mesmo que usa o carro literalmente para ir até à esquina. Também há aqueles que não gostam de “se misturar”, e preferem o carro por ser individual. É o mesmo pessoal que vai pra academia e enfia um fone no ouvido e não ouve/fala com mais ninguém. O individualismo e o comodismo está muito arraigado à nossa cultura. Teríamos que construir ciclofaixas/ciclovias, sim, mas além disso tem que se fazer praticamente uma lavagem cerebral no povo, como educação e exemplos práticos, e coisas que funcionaram mais perto de nós, como em países da América Latina que adotaram a bicicleta como alternativa aos transportes motorizados.

    Não me entendam mal: sou superentusiasta da bicicleta. Ando de bicicleta no trânsito, e longas distâncias, mas não peço que ninguém faça isso, pois é algo realmente perigoso e Inóspito. Creio que há necessidade de uma solução para as bicicletas (além de outras alternativas limpas, como skates, patins, “patinetes” – por que não?), mas tem que se ter uma estruturalização muito boa: o negócio não vai rolar do dia pra noite.

  3. todos os benefícios que a bicicleta proporciona e foram citados, serão incorporados à conciência dos homens de boa vontade, os contrários sempre acham desculpa, cobrar mais impostos de quem pedala? não está dirigindo sozinho uma carcaça de aço de 1 ton. poluindo, fazendo barulho, causando acidentes fatais dia a dia, cidades mais evoluídas estão com várias opções de diminuição de trânsito, ao menos nos grandes centros, minha cidade, Curitiba, em horário de pico ultrapassa umas 3 vêzes o nível de poluição suportado pela ser humano. A maioria prefere estar só no carro, status, poder, eu posso mais, o carro é bom para viajar, em emergências, mas no dia a dia o que era para agilizar está travando, estressando, matando no trânsito, tá certo quem diz quem anda de bike no trânsito maluco, vai ao trabalho, etc, deveria receber para isso, e várias empresas com líderes inteligentes, estão incentivando dando bônus, etc ao uso da bike e demais atividades físicas, colocando aparelhos nas empresas, banheiros é o mínimo, hoje em dia, e esses benefícios voltarão para eles e demais pessoas com as quais dividimos o uso do planeta, parabéns, blogs, jacus de duas rodas, bicicletadacuritiba, pedaleiro, e esse blog excelente que estou conhecendo agora.

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