O que Esperar dos Prefeitos?

No próximo domingo o Brasil vai as urnas. Em outubro serão eleitos mais de 5 mil prefeitos e outros milhares de vereadores. Serão eles os representantes diretos dos cidadãos, os responsáveis por propor soluções para os problemas que afetam diretamente a rotina de todos. Mas o que esperar desses administradores.

Uma frase do prefeito de Charleston capital da Carolina do Sul nos EUA define quem é esse importante servidor público:

“Você tem uma relação pessoal com a população. Você recolhe o lixo deles. Você faz eles se sentirem seguros. Você busca ajudá-los quando eles estão com problemas. Temos a chance de fazer as coisas diretamente pelas pessoas – para a mais pobre na cidade assim como a mais rica.”

Cada eleitor deve portanto esperar que seu representante goste da cidade e esteja atento a seus problemas. Ao redor do mundo esses políticos tem ganho notoriedade pelo papel revolucionário exercido na melhoria das condições de vida de população. Ken Livingstone teve a coragem de implantar o pedágio urbano em Londres, Bertrand Delanoë será lembrado para sempre como o homem que revolucionou Paris através do Velib. Enrique Peñalosa tornou-se consultor internacional depois das mudanças implementadas na mobilidade em Bogotá na Colômbia.

A “Nova Mobilidade” deve portanto estar na pauta de todas as cidades, já que o trânsito motorizado é um grave problema urbano. Afeta negativamente a vida de milhões de pessoas e são os prefeitos as figuras centrais para resolver a situação.

Os administradores públicos que forem eleitos tem portanto a chance de promoverem suas cidades e juntarem-se a nomes celebres. Para isso, terão de conhecer as ruas, amar sua cidade. Caminhar por ela, pedalar por ela, usar o transporte público.

Mais:
Bicicletas no Plano Diretor – blog.ta.org.br
Sobre a Velha Mobilidade – blog.ta.org.br
How Great Mayors Enliven Cities – Project for Public Spaces
Letter of Invitation to City Leaders – New Mobility Agenda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *