Bicicletas em Pequim

A capital da China será em 2008 sede das Olimpíadas. Uma das grandes questões em qualquer grande evento é o transporte e em Pequim a questão é ainda mais crônica. Com o crescimento econômico a população passou a ter acesso a automóveis o que prejudicou a mobilidade e a qualidade do ar.

Uma série de medidas serão tomadas pelo governo chinês para diminuir a poluição e aumentar a fluidez no trânsito. Uma correção de rumo na trajetória de um país inteiro que tem cedido espaço para a mobilidade individual motorizada em detrimento das bicicletas.

  • Mais:

>Blog Cenas a Pedal:
Pequim terá 50 mil bicicletas de aluguer em 2008

>GloboEsporte
Ar menos poluído em Pequim
Pequim terá 50 mil bicicletas de aluguel

One thought on “Bicicletas em Pequim

  1. Vi um documentário outro dia sobre a entrada da indústria automobilística na China e essa massificação do transporte particular.
    Rolou o depoimento de um executivo americano, que tinha trabalhado nas grandes montadoras dos E.U.A e se mudado para Taiwan atendendo ao chamado de uma montadora de lá, não me lembro o nome do sujeito, mas as palavras dele (que não repetirei tal e qual) me deixaram perplexo, era algo mais ou menos assim…

    – No meu primeiro dia em Taiwan acordei de manhã em plena hora do rush e ao abrir as janelas me deparei com um cortejo silencioso de milhares de bicicletas, nessa hora pensei comigo mesmo, esse é o lugar para se vender automóveis.

    Como disse, talves as palavras não tenha sido exatamente essas, mas o conceito geral do enunciado era exatamente esse. Triste né?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *