Avante Brasil

O Brasil ambiciona ser sede da Copa do Mundo no ano de 2014. Fanáticos por futebol irão em breve lotar o estádio Mário Filho, o Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Estado e Município do Rio esperam ver o antigo “Maior do Mundo” como estádio oficial do maior evento futebolístico do planeta.

Para impressionar o comitê da FIFA em visita à cidade, foi preparado um esquema especial de trânsito para atender ao enorme fluxo de pessoas. A mensagem é clara: “utilizem o transporte público”.

Trens e metrô funcionarão até mais tarde e as linhas de ônibus contarão com veículos extras para suprir a demanda. Além disso, o espaço público das ruas ao redor do estádio não será disponibilizado para o estacionamento de automóveis particulares. Tudo para facilitar a fluidez de pessoas e veículos, bem como criar dificuldades para quem faz questão de se deslocar de carro.

Todas essas medidas são de enorme importância para o sucesso do evento e mostram a competência dos técnicos municipais em lidar com grande concentração e dispersão de pessoas. Vide os eventos na orla de Copacabana que chegam a reunir 2 milhões de pessoas na noite de Ano Novo.

Cabe apenas ressaltar que para incentivar o carioca a deixar o carro em casa não bastam restrições ao estacionamento e esquemas especiais para o transporte público. A bicicleta pode também contribuir para diminuir as retenções no trânsito, nos grandes eventos. Um excelente exemplo, já citado aqui, são os “manobristas ciclísticos” que atuam em um estádio de Futebol Americano em São Franscisco.

  • Mais:

> GloboOnline:
Prefeitura prepara superesquema para impressionar fiscais da FIFA.

> Streetsblog.org:
Bike Parking on Steroids – “Manobristas Ciclísticos”

> blog.ta.org.br
Estacionamento nas Cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *