Vias Expressas

Um oportunidade única, pedalar dentro do túnel Rebouças no Rio de Janeiro. O fechamento aos veículos motorizados possibilitou a sua abertura para as pessoas. São 2.047 metros na primeira galeria e 772 metros na segunda. A ligação mais longa da Lagoa ao Cosme Velho não pode ser completa por conta das obras entre as galerias. Ainda assim foi possível pedalar na segunda galeria depois pelo elevado até chegar ao centro da cidade.

Confira o vídeo:

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Baixe o vídeo “Túnel Rebouças e elevado de Bicicleta”

O Rebouças foi construído como um “atalho” para os veículos motorizados entre as zonas Norte e Sul da cidade. Esse atalho e muitos outros incentivaram o uso do automóvel particular para os deslocamentos na cidade. A interdição do túnel mostrou a ineficiência desse modelo de mobilidade urbana e ressaltou a necessidade de oferecer alternativas.

Os ciclistas cariocas no entanto, puderam chegar sem problemas aos seus destinos. A propulsão humana novamente pôde mostrar seu valor.

O prefeito César Maia afirmou que “96% dos 190 mil veículos que passam pelas duas galerias são carros particulares.” Seriam portanto 182 mil automóveis com uma média de 1,2 e 1,4 pessoas por veículo. Algo entre 218 e 254 mil pessoas. Indagado sobre as vias expressas da cidade que se abrem aos pedestres e ciclistas aos domingos, o secretário de Transportes do município, Arolde de Oliveira, pediu a “população motorizada” que utilize outros meios de transporte. Segundo ele, o que ocorreu no Rebouças não pode prejudicar os que não usam carro.

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