Urbana à Holandesa

[photopress:DSC09465.JPG,resized,centered]

foto Edu

A Monark Brisa ainda é fabricada. No entanto, a versão testada é bastante diferente da que sai hoje da fábrica. Parte da família desde os anos 80, a bicicleta tem um charme todo especial. Quadro com curvas sinuosas e um par de tubos mais finos acima do principal. Bagageiro e paralamas completam o visual urbano.

Originalmente toda rosa (incluindo o selim), o modelo testado sofreu algumas modificações estéticas e de conforto, além de um conjunto de freios superior ao original. No entanto toda a relação de transmissão continuou a mesma. Foram trocados os freios, guidão, punhos, manetes de freio, selim e canote. O sistema de frenagem era a parte mais carente de modificações da bicicleta original e como os manetes eram soldados ao guidão, as modificações acabaram sendo grandes. No entanto as características originais foram preservadas, principalmente no que tange a posição de pedalar. O selim bastante acolchoado (ao contrário do original) e com duas molas (o original tinha apenas uma) foi uma opção em nome do conforto.

Naturalmente que quanto mais confortável e maleável o selim, maior a perda de desempenho na pedalada. Mas numa bicicleta com velocidade máxima de 25 km/h (no plano) devagar e sempre é o lema e um bom assento para admirar a paisagem é fundamental.

Com uma coroa de 46 dentes e peão de 18 a Brisa é capaz de subir pequenos aclives e também preserva uma boa arrancada, fundamental no trânsito urbano. Um grande diferencial do veículo e que confere não só charme como também uma performance diferenciada são os aros de 27″. A dificuldade de vencer a inércia efetivamente é um pouco maior, no entanto, depois de embalar as rodas tendem a seguir girando mais facilmente do que se fossem de 26″ polegadas. Esse pequeno detalhe contribui para que o ciclista possa economizar um pouco de energia.

Boa de pedalar a Brisa é também uma bicicleta com “facilidades de estacionamento”. Mesmo com a pintura em spray e vistosos adesivos da Transporte Ativo é um veículo bastante simples. Simplicidade no caso se traduz em baixa atratividade para o furto. Com isso torna-se perfeita para pequenos passeios, ir ao mercado, ir ao cinema perto de casa à noite ou qualquer giro curto pela cidade.

Há também uma exclusividade para os cariocas, a Brisa é capaz de transportar um ciclista feliz até a praia num fenomenal fim de tarde, ficar presa num paraciclo do calçadão, aguardar o retorno do banhista e seguir com ele de volta.

Por não ter um sistema complexo de transmissão a bicicleta ganha em praticidade também na hora da manutenção. Essa característica somada aos excelentes paralamas que isolam com competência a famigerada “água que vem de baixo”, tornam a Brisa um excelente veículo também para dias de chuva.

No melhor estilo holandês de simplicidade e meio de transporte, a Monark Brisa é ideal como veículo do dia a dia para usar à vontade. Para quem quer uma bicicleta guerreira para pedalar sem complicação, é bom olhar com outros olhos aquela “bike de mulherzinha” jogada na garagem. Milhões de holandeses não podem estar errados.

[photopress:DSC09501.JPG,resized,centered]

foto do autor

10 thoughts on “Urbana à Holandesa

  1. muito boa materia ! tive uma monark “lindinha” muito antiga, bem parecida com a brisa que infelizmente foi roubada … foi atraente a um ladrão com gosto retrô !
    acho q encontri minha nova aquisiçao !

  2. Amigos,
    gostaria de adquirir uma Bicicleta BRISA para minha esposa, mas não tem sido uma tarefa fácil.
    Vocês conhecem algum lugar onde posso encontrar essa bicicleta?
    Um forte abraço a todos.

    PS.: Moro no Rio de Janeiro.

  3. Ola Leonardo eu vi que procura uma Brisa e eu tenho duas que eu comprei para pintar pois sou artista plastico e estou querendo pintar uma serie de Bicicletas e ao procurar eu fiquei louco com este modelo pois eu estou querendo pintar em bicicletas de desenho urbano e esta e muito bonita ,agora vai se quiser me comprar uma sem pintar ou seja com pintura de fabrica te vendo por 150,mais o frete de Bhte p o Rio e quando eu pintar e assinar as bikes custarao em torno de 500,oo pois vou fazer uma exposiçao e elas ficaram lindas visite meu site http://www.ronaldomendes.com e um grande abraço

  4. gostaria de saber o ano especifico da brisa
    obrigado ate +

  5. Olá Pessoal, como estão!?!? gostaria de saber se alguem tem ou conhece quem tenha um quadro dessa monark brisa para fazer rolo!?! eu tenho uma ceci brisa e queria o quadro da monark!! qualquer cosia por favor é só entrar em contato no hadjisuinaraa@hotmail.com !!! muita pazzz a todosss!!!! valeuuuuuu

  6. é uma tarefa impossivel achar uma brisa okm eu pedi informações na monark mais o sac deles é muito ruim… se algue souber onde vende brisa nova me de um toque via email alanduo@ig.com.br

  7. Gostaria de informações de alguem que tenha uma monark brisa 26 para vender-me, procuro ha tempo e não acho.

    Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *