HABITAT III e a Nova Agenda Urbana

1

Estivemos presentes na Habitat III, a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que aconteceu em Quito, no Equador, entre 17 e 20 outubro de 2016. A Conferência Habitat III vem para revigorar o compromisso global de urbanização sustentável e se concentrar na implementação de uma Nova Agenda Urbana, construída com base na Agenda Habitat de Istambul (1996).

Durante o evento diversas atividades simultâneas e paralelas, oficiais e extraoficiais dividiam a atenção dos participantes. Organizações como WRI e ICLEI tinham suas próprias programações, Transport Day e EcoMobility respectivamente, inseridas ou não na programação oficial do evento.

Resistência Habitat III

Apresentação durante o Habitat Resistência

A Transporte Ativo participou ativamente de duas atividades, uma organizada pelo coletivo Carishinas en Bici, durante o Habitat Resistência, evento paralelo organizado pela sociedade civil com o objetivo de fazer um contraponto ao evento oficial, onde apresentamos o trabalho de promoção de uso da bicicleta realizado pela Transporte Ativo – incluindo ações, projetos e metodologias desenvolvidas – ao longo dos seus 13 anos de existência.

A outra atividade da qual participamos, neste como Stakeholdres, foi o Network Event Active and Acessible Cities: Cycling Deliveries on the New Urban Agenda & Global Goals organizado pela European Cyclists Federation (ECF) em parceria com World Cycling Aliance (WCA), Transporte Ativo (BR), Next Bike, Bike Anjo (BR), Laboratório de Cambio Social (Chile) e Hyderabad Bycicling Association (Índia). Durante a atividade que contou com algumas falas introdutórias, trabalho em grupos e debate, foram trabalhados os temas de Saúde, Transporte e Clima, Mudança de comportamento e Idade e Gênero, com o objetivo de demonstrar a importância de uma abordagem multidisciplinar nas políticas de promoção da mobilidade ativa.

A Transporte Ativo ainda participou, via World Cycling Aliance, da construção (prévia ao Habitat III) do documento The potential of cycling in the New Urban Agenda – Zero Draft Analysis (disponível apenas em inglês) que visa mostrar o potencial da bicicleta na construção de cidades mais sustentáveis.

Quito

Quito

Mais uma vez fica o desafio de como trazer para a prática nas nossas cidades tantos aspectos importantes para a vida coletiva e em sociedade. Por aqui, seguimos pedalando rumo a cidades mais justas e humanizadas.

Links relacionados:
Citiscope – Cycling can help the New Urban Agenda’s aims more than you’d think.
ECF – Cycling and Habitat III

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *