Destaques
Quase como Voar
Posted onAuthorJoão Lacerda1 Comment

Certos dias pedalar torna-se um pouco mais inspirador. Alcançar a rua depois de subir a rampa da garagem vira um momento mágico, um pequeno milagre da inventividade humana. Através de uma máquina simples leve e silenciosa o asfalto desliza abaixo e o ritmo constante da pedalada mostra-se tão natural que a junção das pernas com os pedais fica absolutamente imperceptível.
Nada mais passa a existir, o trânsito motorizado no feriado paulistano mostra-se benevolente. Um certo vazio toma conta das ruas em um dia que mistura um pouco da sensação de ser sábado e ao mesmo tempo traz consigo um ar de domingo, mesmo sendo uma quinta-feira.
Movendo-se pelas próprias forças e tão velozmente, pedalar na cidade é ao mesmo tempo fazer parte do ambiente e passar desapercebido por ele. É como planar em êxtase absolutamente livre tão leve como se os pedais fossem asas. Ainda que haja um pouco de ar e borracha em eterno contato com o chão, os pés giram frenéticamente acima, sem nunca tocar o asfalto.
Certos dias – em todos? – pedalar é como ter asas nos pés, ser um pouco como Hermes. A bicicleta transforma quem a usa um pouco mensageiro dos deuses.
Oito Bons Motivos para Usar a Bicicleta
Posted onAuthorJoão Lacerda5 Comments
PELA ECONOMIA: Bicicleta não paga imposto de circulação, não usa combustível, as públicas não geram gastos em manutenção, e tem sempre estacionamento gratuito.
PELO TEMPO: Está mais que comprovado que em deslocamentos urbanos o meio de transporte mais eficiente é a bicicleta, principalmente nos horários de pico.
PELA SAÚDE: A prática regular de exercícios trazem benefícios físicos e mentais.
PELO MEIO AMBIENTE: Se 15% das viagens feitas em transportes motorizados fossem cumpridas em bicicleta, a poluição sonora e do ar nas cidades seria reduzida a metade. Colaborando para a diminuição da degradação ambiental.
PELA DIVERSIDADE: Poucas pessoas não podem usar esse meio de transporte que não necessita habilitação ou qualquer documento, não há limite de idade nem condições físicas especiais.
PELA EFICIÊNCIA: A possiblidade de integrar a bicicleta com outros meios de transporte (metrô, trem, ônibus…) tornam as magrelas o modo mais eficaz e versátil.
PELO CLIMA: O inverno brasileiro tornam a circulação em bicicleta ainda melhor.
PELO FUTURO: Se buscamos um futuro com mais qualidade de vida, devemos considerar o uso racional com parte fundamental para alcançar esse objetivo.
– Texto traduzido do espanhol. Visto originalmente em: BUENAS RAZONES PARA CIRCULAR EN BICICLETA
Uma Pedalada a Frente
Posted onAuthorJoão Lacerda1 Comment

Foi promulgado na semana passada o Decreto Nº 50.708, que transfere para a secretaria de Transportes o Pró-Ciclista, o Grupo Executivo da PMSP para Melhoramentos Cicloviários criado em maio de 2006. Composto por diversos órgãos da prefeitura cuja principal missão é identificar oportunidades e articular as instituições para implantação de melhoramentos cicloviários.
No entanto o momento aponta para a necessidade de uma correção histórica no grupo, a inclusão da sociedade civil. Um dos pré-requisitos para que um grupo de trabalho em prol da bicicleta dê certo é a presença de ao menos um ciclista. Alguém que conheça a realidade das ruas, que saiba das dificuldades e aponte caminhos possíveis. Uma pessoa que diga “Jamais passarei por aí”! Ou “Precisamos disso e não daquilo”. Alguém que realmente coloque a bicicleta em seu devido lugar, com respeito motivação, que influencie os outros participantes do grupo até que este se torne autônomo por conhecimento e compreensão das bicicletas.
No Rio de Janiero foi criado também por decreto o GT Ciclovias no inicio dos anos 90 e muito se passou sem que nada de bom acontecesse para os ciclistas. Em 2003 este grupo passou a contar com os usuários e a sociedade civil. A visão das bicicletas começava a mudar, não que a sociedade civil tenha passado a comandar o GT, mas ela estava ali sempre dizendo que a bicicleta é boa também para isso , as vantagens são estas, esta solução será ignorada pelos ciclistas, sempre motivando e elevando os participantes do grupo a serem realmente pró ciclistas.
Hoje o Rio anda sozinho mas mesmo assim não dispensam nem por um minuto o apoio da sociedade civil organizada e dos usuários para os quais estão planejando. Resultado: uma cidade mais amiga das bicicletas e dos pedestres e com um futuro promissor pela frente.
A Transporte Ativo sempre se colocou a disposição do Pró Ciclista, para passar a experiência de anos no Rio adiante, para passar seu expetise no assunto, que conta com suporte técnico de organizações internacionais como ITDP e ICE, totalmente sem custo, visando apenas o crescimento do conhecimento interno do Pró Ciclista sobre seu assunto principal.
Uma parceria da TA com a cidade de São Paulo já foi feita através do Curso de Introdução ao Mundo Cicloviário (IMC). A CET ouviu os usuários e apresentou para mais de 200 técnicos da PMSP o IMC em parceria com TA e ITDP. Ali se desenhou um caminho para a mudança. A Transporte Ativo segue totalmente disponível para apoiar a administração da cidade no assunto.
São Paulo precisa melhorar a sua mobilidade como um todo e a bicicleta tem um papel fundamental nessa mudança. Trata-se de rever paradigmas e de pensar qual cidade queremos. Em que departamento as bicicletas estarão torna-se um problema menor enquanto não for construída a vontade política e o conhecimento técnico que valoriza a bicicleta e os transportes sustentáveis.
—-
Saiba sobre o histórico do Pró-Ciclista no Apocalipse Motorizado.
Cicloliberdade em Números
Posted onAuthorJoão Lacerda3 Comments
O sistema de bicicletas públicas em Paris vai completar 2 anos, os números indicam um estrondoso sucesso. Ao olhar friamente os números, é possível diagnosticar algumas tendências e caminhos.
– 53 milhões de viagens
– 36.5 com passes anuais
– 16.5 milhões com passes semanais ou diários
– Os terminais de Vélib já emitiram 7 milhões de bilhetes
– Aumentou o uso integrado com o sistema de transporte público
– Estações estão sendo aumentadas em pontos com grande demanda
– Há o monitoramento contínuo e a realização de melhorias nas bicicletas, estações, na distribuição e no software.
– Aumento na manutenção e redistribuição noturnas
– As principais bandeiras de cartão de crédito são aceitas (Visa, MasterCard, Europay, American Express e JCB)
– As estações passaram a contar com instruções completas em inglês, espanhol, alemão além de francês (por vezes ainda necessário)
– Quando não há vagas ou bicicletas em uma estação, pressione 5 depois 6 no terminal. Será mostrada a disponibilidade de vagas e de bicicletas nas estações mais próximas.
– Tem Vélib no iPhone
Novas comunas ao redor de Paris passaram a contar com o sistema
– 17 já tem estações Vélib abertas entre abril e Junho
– 136.556 viagens nas novas áreas
– O programa tem ramificações em 30 comunas ao redor de Paris (algumas são cidades com leis próprias)
Para mais informações em francês http://velib.centraldoc.com/newsletter/
Desafios e Conquistas
Posted onAuthorJoão LacerdaLeave a comment
Acontece hoje em São Paulo o lançamento do livro: “20 anos de Lições no Trânsito – Desafios e Conquistas do Trânsito Brasileiro de 1987 a 2007”. O Autor é João Pedro Corrêa com fotos de Sergio Sade. A obra faz uma radiografia das duas últimas décadas e mostra os avanços e revezes no trânsito brasileiro.
João Pedro é o responsável pelo Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito que já está em sua 18° edição sempre em busca de selecionar trabalhos e iniciativas que colaborem para a diminuição do número de vítimas em nossas ruas e estradas.
O livro será lançado às 19h30 de hoje (07 de julho 2009) no Centro de Exposições da Fecomercio que fica na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista.
