Réveillon em Copacabana para pessoas

20121230-114015.jpg

Todos os anos Copacabana é palco do grandioso espetáculo de fogos. Todos os anos, milhões de cariocas e turistas deslocam-se até as areias de Copacabana.

O volume enorme de pessoas implica em uma organização logística dos deslocamentos e em um aprendizado constante da cidade. A restrição de acesso dos veículos motorizados ao bairro já é tradicional e somada as restrições de estacionamento limita a quantidade de carros e motos, resguardando a circulação de todos.

Desde a inauguração das estações do metrô em Copacabana, os trilhos entraram na equação logística, mas por sua eficiência tornaram-se também um componente a ser levado em consideração. As enormes filas de usuários depois da queima de fogos implica em uma barreira humana para os ônibus cruzarem o bairro.

20121230-114057.jpg

Em 2012 esse problema, espera-se, será solucionado através da completa restrição de veículos motorizados particulares e coletivos dentro de Copacabana a partir das 22 horas. Assim, depois da festa as pessoas deverão caminhar até fora de Copacabana para acessar os ônibus. Assim, ambulâncias e veículos de emergência poderão cruzar o bairro com facilidade, assim como taxis para deficientes.

Aos poucos nossas cidades aprendem a se readequar aos cidadãos, e o Réveillon em Copacabana é um bom ensaio para adequar a demanda de deslocamentos de muitas pessoas em festas e eventos no espaço público.

Leia notícia sobre as restrições de circulação motorizada em Copacabana no Réveillon 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *