Mandamentos da Baixa Velocidade

1. Escolho ser um ciclista lento e irei pedalar em um ritmo agradável. Pedalarei de uma maneira tranqüila e casual, aproveitando a viagem e o ambiente pelo qual estou passando.

2. Estou ciente de que a minha simples presença na paisagem urbana irá inspirar outros.

3. Irei pedalar nos meus deslocamentos diários, incluindo ir ao trabalho, às compras e a restaurantes.

4. Irei me vestir com roupas adequadas ao meu local de destino. Posso ir até mais bem vestido por estar de bicicleta.

5. Irei personalizar minha bicicleta de acordo com os padrões da cultura ciclística e minhas necessidades pessoais. Alguns itens podem ser, protetor de corrente, descanso, paralamas, buzina, uma cestinha ou bagageiro.

6. Irei respeitar as leis de trânsito.

7. Irei pedalar com graça, dignidade e boas maneiras. Darei preferência aos pedestres nas ciclovias e cruzamentos com um sorriso no rosto e irei também agradecer aos motoristas quando eles derem preferência a mim.

8. Eu sei que pedalar é uma excelente oportunidade para praticar pequenas civilidades, socializar com amigos e espalhar felicidade aleatoriamente para desconhecidos. Sendo assim irei cumprimentar pessoas aleatoriamente na rua.

9. Irei resistir a usar “vestimentas de ciclista” – sendo a única exceção um capacete, caso, no exercício da minha liberdade de escolha, eu queira usar um.

Via The Slow Bicycle Movement

14 thoughts on “Mandamentos da Baixa Velocidade

  1. Show de bola esses mandamentos! Já pratico quase todos, falta pedalar em um ritmo mais tranqüilo.

  2. Por mais q eu siga institivamente a maioria destas… digamos… “sugestões”, me parece que elas de alguma forma segregam uma parte dos ciclistas que usam a bicicleta de forma mais esportiva.

    Me parece a sina das “minorias”, sempre se dividindo em grupos ainda menores que meio que se excluem mutuamente.

    Não deve ser coincidencia este link no Apocalipse Motorizado.

    http://apocalipsemotorizado.net/2008/10/27/ciclista-nao-esportista/

    Abraços lentos!

  3. Gostei das idéias, embora ache meio difícil de segui-las numa cidade como o Rio, principalmente na parte da vestimenta. Mas alguns eu sempre segui, como agradecer os motoristas que me dêem passagem.
    abração

  4. ” Gosto muito do movimento e dos mandamentos. Gostaria que houvesse mais respeito aos ciclistas e tambem mais espaco para o trafego seguro, fica dificil se arriscar nas ruas quando se tem que levar junto um bebe.”

  5. Adorei! Pratico todos os mandamentos. Não adianta brigar pelo espaço, mas sim impor-se com graça.

    Dá, sim, pra praticar isso no Rio. Essa semana fui de bike e saltinho pro trabalho. Mas, claro, isso é restrito à Zona Sul.

  6. Concordo plenamente com o Arnaud.

    Acredito que o simples fato de estarmos pedalando já basta. Essa de ficar dividindo tudo é uma grande bobagem. Por que não pedalamos todos “lado a lado”, no bom sentido da expressão, cada um como bem quiser?

    O que há de errado com quem gosta de um ritmo mais acelerado mas que, apesar disso, respeita leis, cumprimenta pessoas, etc e etc?

    Não sei, mas enquanto as minorias ficarem se sub-dividindo, nunca encontraremos um meio comum. Fica a dica de leitura: Ponto de Mutação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *