Bicicleta e microeconomia

 

O prêmio – A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil tem como objetivo valorizar quem faz da paixão pelas duas rodas movidas a pedal ação inspiradora que transforma o ambiente urbano.

Exatamente por isso, ao organizar o prêmio e o workshop de mesmo nome, fizemos a opção por fornecedores locais e quando essa solução não era possível, empresas comprometidas com a bicicleta.

Justamente na pequena escala que a bicicleta transforma as cidades, através de atividades econômicas de impacto local que, pequenas e simples, são as que mais geram empregos, além de serem mais próximas física e simbolicamente de quem faz uso dos produtos e serviços que comercializam.

Na escala global da economia, pessoas tornaram-se coisas e a busca pela maior margem de lucro acaba por gerar impactos negativos muitas vezes invisíveis. Desde o trabalho escravo naquela roupa de marca, até a comida repleta de agrotóxicos. Exatamente pela sua simplicidade e transparência, a bicicleta é uma subversão econômica nas cidades que ecoa muito além dos pedais.

Serviços de entrega que utilizam a bicicleta geram o menor impacto no último quilômetro da logística urbana. Além disso, negócios locais em pequena escala tendem a ser mais transparentes já que a relação de consumo se dá diretamente com os proprietários.

Os bonés que daremos aos premiados são das LaBuena lá de Porto Alegre, as bebidas são do Mercado Bastião Carioca que faz entregas de triciclo. As comidinhas serão entregues a pé e os lanches são da Alface do Rio.

Saiba mais sobre o prêmio e o workshop.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *