Pedalar requer equilíbrio e devolve alegria

DSC04019

Alguns dos participantes do Workshop – Promoção ao uso da bicicleta no Brasil – 2014

Em 2013 convidamos organizações de todo o Brasil que promovem o uso da bicicleta a trocar informações e conhecerem mais sobre como a Transporte Ativo trabalha e nossos resultados nesses mais de 10 anos de atividade. Após as avaliações desse primeiro Workshop – Promoção ao uso da Bicicleta no Brasil, fizemos uma segunda edição com foco na administração e captação de recursos para organizações que agem pedalam por cidades melhores.

No primeiro dia falaram os especialista na administração e captação de recursos, ninguém com envolvimento com a bicicleta. No segundo dia as organizações selecionadas e as convidadas mostraram como administram e captam recursos. Além da TA, tivemos a Ciclocidade, Bike Anjo, CicloIguaçu e Mobilicidade. Para concluir o dia foi a vez de falar de ciclorrotas colaborativas. Foram apresentados os exemplos do Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Aracaju, São Paulo e Vitória.

O terceiro e último dia foi dedicado a uma “visita técnica”, a famosa pedalada para conhecer na prática como estão sendo implementadas as ciclorrotas cariocas. E teve ainda o complemento de uma roda de conversa sobre empreendedorismo relacionado a bicicleta.

As grandes distâncias entre as cidades brasileiras por vezes nos deixa esquecer que somos parte de um mesmo país. A oportunidade de encontros pessoais entre ciclistas ajuda a inspirar e ver na prática que as dificuldades são parecidas e que o aprendizado de cada um pode ser facilmente adaptado e implementado por outros. Após o workshop em 2013 foram diversas contagens de ciclistas Brasil afora. Que 2014 possa ser o ano de organizações em prol da bicicleta mais bem administradas e com capacidade de captar recursos.

Fortalecer quem trabalha em prol de cidades mais amigas da bicicleta é do interesse de todos que pedalam e um trabalho que precisa de apoio mútuo (o tal equilíbrio). A alegria é garantida.

Leia mais sobre o Workshop e o prêmio:
Workshop reuniu ciclistas no Rio de Janeiro para discutir a mobilidade por bicicleta no país | Vá de Bike
Desconstruir o pensamento faz bem! | Bike é Legal
Potencializar o uso das bicicletas é a solução | Ciclo Urbano

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *