Pensamentos Acima do Guidão

Pedalar todos os dias muda a perspectiva de uma pessoa em relação ao espaço onde vive. As distâncias ficam menores quando se voa em cima de um fino colchão de ar e ao mesmo tempo o caminho é tão importante quanto o destino. Ver o próprio mundo montado no guidão de uma bicicleta é algo difícil de descrever para quem ainda não pedala e sentido de infinitas maneiras por cada ciclista.

Num convite informal pelo twitter, surgiu a idéia de ter um “texto convidado” do neociclista soteropolitano Lucas Jerzy Portela que mantém o blog “O Último Baile dos Guermantes“.

São Salvador da Bahia de Todos os Santos tem possibilidades e impossibilidades para o uso da bicicleta, tem maravilhas e erros urbanísticos. Uma cidade barroca que nas suas ruas históricas e nos bairros modernos mantém vivo o caminho traçado por diversas outras cidades ao redor do mundo.

Em inglês, um vídeo visto primeiro no Copenhagenize fala justamente sobre os pensamentos de uma ciclista ao pedalar em sua cidade. Começa mais ou menos assim:

Quando estou na cidade pedalando minha bicicleta, a adrenalina sobe quando começo a decolar
Os prédios se dobram, as luzes piscam em vermelho e verde
As pessoas pulam do nada, os ônibus cercam
São quando respostas começam a voar na minha cabeça
Para as perguntas que faço quando estou deitada na cama

Aos interessados em colaborar com as suas visões de cidade, deixem um comentário.

One thought on “Pensamentos Acima do Guidão

  1. Oi Ze, muito lindo esse vídeo, como comentei, deixei uma cópia la no meu blog (http://criadera.wordpress.com) tmb com referência para o site da Transporte Ativo. Estou feliz em poder participar do projeto dos 30km com vocês. Parabéns pelo trabalho!
    Abraços, Roberta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *