Cumpra-se

Dois vídeos, distantes no tempo e no espaço ajudam a comprovar a importância de atitudes dos ciclistas para garantir seus direitos. Em Nova Iorque recentemente uma lei foi aprovada que obriga estacionamentos para automóveis a aceitarem bicicletas. Munido de uma câmera, um ciclista foi fazer o teste.

O resultado reflete uma realidade mundial, sem fiscalização efetiva, qualquer lei é condenada a tornar-se letra morta.

Detalhe impressionante é que o funcionário do estacionamento pratica a embromação com grande classe. Confessa inclusive que informou aos fiscais da prefeitura que aceitava bicicletas. Aceita no discurso, mas quando confrontado pelo ciclista, informa que só poderá receber a bicicleta quando seus superiores definirem o preço a ser cobrado.

Depois do vídeo em inglês, uma versão carioca de um ativismo similar. Espera-se que em breve a moda pegue nos Estados Unidos e mais cidades tenham leis em favor do estacionamento de bicicleta. Além disso, que os ciclistas também estejam presentes para fortalecer o “cumpra-se”.

Leia no Streetsblog, em inglês, sobre o caso.A Media Player is required.Saiba mais sobre o estacionamento subterrâneo para bicicletas na Cinelândia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *