Acertos e erros

O equilíbrio vem sempre do movimento, de seguir sempre em frente. Na história, já se chegou a pensar que o homem deveria ser controlado, tutelado e o certo era agir dentro do esperado. Felizmente a natureza humana, aquela que ninguém sabe direito qual é, prevaleceu. Conseguimos inserir o erro, o incerto e o imprevisto como algo que é inerente a tudo aquilo que é humano. Mas todo o erro, traz na sequência um acerto, mesmo que seja pequeno.

Talvez o grande acerto dos excessos do século XX, já esteja sendo corrigido ao longo do começo do século XXI. O progresso deixa aos poucos de ser sinônimo de destruição e expansão desenfreada. A felicidade vira aos poucos importante, para além da economia ou qualquer outra teoria. As cidades que foram pensadas em asfalto, concreto e aço aos poucos são modificadas para se adequarem as pessoas de carne e osso.

Felizmente ainda erraremos muito, mas é preciso deixarmos claro para nós mesmos a importância de procurar o caminho certo e a ajuda de quem estiver por perto. Assim como todos fizemos ao aprender a andar de bicicleta. Até quando formos capazes de andar sem as mãos, equilibrando-se apenas graças a inércia e ao movimento do próprio corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *