Uma bicicleta a mais em São Paulo

Apesar das dificuldades, a capital paulista já tem algumas milhares de viagens/dia de bicicleta. São trabalhadores que se deslocam para o trabalho, jovens que vão estudar, pais que levam os filhos para o colégio. Os motivos são os mais diversos, mas o fato é que na capital brasileira dos engarrafamentos de veículos motorizados, a bicicleta é uma pequena peça que faz a diferença para mover a vida de seus usuários em uma cidade tão acostumada a ficar parada no trânsito.

Desde o dia 01 de janeiro a cidade passou a contar com mais uma bicicleta cruzando as ruas diariamente. Para ir e voltar do trabalho, visitas ao supermercado, saídas noturnas paras as inúmeras “baladas”. A cidade foi repensada nos últimos 50 anos para atender as demandas do uso do automóvel particular, isso criou dificuldades para os usuários de outros meios de transporte, mas não é um impedimento para o uso da bicicleta.

Os milhares de quilômetros de ruas em São Paulo funcionam ao mesmo tempo como um enorme labirinto para quem não conhece, mas também como uma série de atalhos. No caso dos ciclistas, cortar caminho não necessariamente é uma necessidade, mas apenas escolher a ladeira menos íngreme ou o caminho que cruze por ruas mais tranquilas.

São Paulo ainda não é uma cidade amiga da bicicleta, mas é possível a um ciclista viver nela.

3 thoughts on “Uma bicicleta a mais em São Paulo

  1. Qto teremos outra bicicletada carioca????
    Adicionei entre os favoritos do meu blog.
    Passem lá.

    []s

  2. Olá ciclista paulistano,

    Muito interessante a sua postura de usar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo. Sei que o posto é de 2008 mas preciso saber, você ainda utiliza esse modal de transporte? Eu também aderi a bicicleta e ao cicloturismo. Agora, aqui em São Paulo mesmo, estou inalgurando um roteiro que é um serviço para ciclistas conhecerem um pouco mais da nossa cidade. Um passeio monitorado, ecológico e cultural na Serra do Mar limite da cidade de São Paulo e Itanhaem. Dá uma olhada no meu site e chame seus amigos(as) para participar dessa pedalada! Abç

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *