História do Surgimento da Bicicleta

Tudo começou em 1790 quando DeSivrac inventou o celerífero. Eram apenas duas rodas e uma base. Nada de jogo de direção, pedais ou freios.

Em 1817 o Barão Von Drais incrementou o projeto do celerífero. Foram adicionados o freio e o jogo de direção. Nascia a Draisienne.

A terceira geração de veículos com duas rodas data de 1839 com as Michauxdine dos Irmãos Michaux. Surgiam os pedais, ainda na roda dianteira.

Como forma de melhorar o rendimento e a velocidade das Michaudines, vieram as “Big Wheels”, quanto maior as rodas, maior a velocidade. Mas em pouco tempo isso se tornou um problema de segurança. As magrelas se tornaram um veículo perigoso e difícil de se montar. Mas logo o dilema entre conforto, segurança e velocidade foi resolvido.

O ano de 1880 marca o nascimento da bicicleta tal como a conhecemos hoje. Surgia a Rover Safety Bike, primeira bicicleta com transmissão por corrente e quadro “diamante”. Elas se chamavam “safety bike” por conta da segurança que proporcianavam em comparação as “Big Wheels”. A transmissão possibilitava que as rodas tivessem o mesmo tamanho, o que variava era o tamanho da coroa na dianteira e do peão na traseira. Unidas pela corrente essa peças podiam levar o ciclista a distâncias nunca antes imaginadas e com total segurança. Tudo isso sem contar o rendimento energético, a força aplicada ao pedal rendia muito mais a cada pedalada por conta do sistema de corrente.

O tempo e a massiva utilização marcaram o sucesso das “Rover” que permanece até hoje como a estrutura fundamental do que é uma bicicleta. Houveram depois das Rover, as reclinadas, mas isso já é outras história.

Vale lembrar que, em 1493, um desenho dos estúdios de Leonardo da Vinci esboçava uma bicicleta muito parecida com as atuais. Foram 400 anos para que o belo desenho italiano tomasse às ruas.

6 thoughts on “História do Surgimento da Bicicleta

  1. Excelente!

    Só o desenho de DaVinci, tenho lido por aí que não é autêntico.

    Mas que a bicicleta é um invento digno de DaVinci, isso é!

  2. Leonardo,

    O desenho consta como de Giaccomo Caproti, um aluno de Da Vinci.
    Mas este é um aspecto polêmico, uns dizem que é outros que não, mas o desenho veio de seus estúdios.
    Abraços

  3. Eu gostei da HISTÓRIA DA BICICLETA,gostei muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitooooooooooooooooooooooooooooooooo kakakakakakakakakak !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *