Pedalar pelas ruas de uma grande cidade é um mistério para quem está acostumado a ver o trânsito como um rio hostil por onde só devem circular os motorizados. No entanto, ser ciclista é parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Como apontou a recente pesquisa neste blog, os fatores subjetivos exercem uma grande influência sobre como as pessoas decidem se deslocar. As ruas e avenidas foram transformadas ao longo das últimas décadas em espaço para a circulação de automóveis. A sinalização viária, a pintura das faixas, as muretas. Tudo foi criteriosamente pensado para que quem dirige um veículo em velocidades inumanas, possa se sentir seguro.
Com o senso comum moldado dessa maneira, é natural que cause estranhamento a idéia de se lançar no rio caudaloso de máquinas a motor sem uma grande armadura. Mas as ruas podem e devem ser usadas pelos ciclistas. A vantagem maior é que cada bicicleta a mais ajuda a garantir a segurança de todos já que acostuma os motoristas a compartilhar as ruas.
A liberdade da bicicleta no entanto, deve necessarimente vir acompanhada de responsabilidade. As ruas não vem com manual de instrução, mas ciclistas experientes e a prática são capazes de desmistificar o saudável hábito de utilizar a bicicleta como veículo urbano.
—–
Mais:
– Textos e dicas para um uso seguro da bicicleta como veículo.
– Dicas de Segurança para pedalar nas cidades.
– Espaços Compartilhados
– Uma maníaca sobre rodas
Opa João,
Achei essa notícia bem útil e acho que interessaria também aos seus leitores: http://www.riotemporada.com.br/2008/leve-a-sua-bicicleta-no-metro/
Abraço!
legal.
infelizmente o q
os pedestres e ciclistas são tão parte do trânsito como qq veículo motorizado.