Restrições aos automóveis

Vários fatores fazem do trânsito nas cidades um problema sério, quase insolúvel. Por isto, ciclovias, bicicletas públicas, não podem ser vistas como solução única. É preciso haver um conjunto de medidas integradas de forma a atacar com eficácia as raízes do problema, que são longas e profundas.

Medidas que incentivam e valorizam o uso de bicicletas, da caminhada, de patins e skates, precisam vir acompanhadas de ações de restrição ao uso de automóveis. Quais são estas ações? O que pode ser feito? Que conseqüência trará para o trânsito da cidade?

Estas perguntas estão respondidas na tese de mestrado Avaliação dos impactos de restrições ao trânsito de veículos, defendida na Unicamp em 2006, por Margarida Maria Lourenço Cruz, orientadora Profa. Maria Lucia Galvez.
O texto integral da tese, um dos poucos e bons estudos teóricos disponíveis em português sobre este tema, está agora disponível na biblioteca virtual da TA.
Embora seja um texto acadêmico, a tese é de leitura fácil e ajuda a derrubar alguns mitos e tabus que sempre são postos como argumentos quando se fala em restrição de circulação e estacionamento de automóveis. Boa leitura!

  • mais:

o dilema das ciclovias
Boulevard Bicicleta

One thought on “Restrições aos automóveis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *