Domingos a Mais

Todos os domingos em São Paulo uma via expressa transforma-se em via humana. O famoso “Minhocão” vira área de lazer. O giro das bicicletas, o lento caminhar das famílias toma o asfalto e torna vivo o espaço público.

O nome oficial é Elevado Costa e Silva, construído em 1971 fez parte dos “melhoramentos urbanos” rodoviaristas da época. O privilégio motorizado cessa durante todos os domingos. Dia atípico onde o barulho dos motores é substituido pelo silêncio. Escapamentos dão lugar a carrinhos de bebê e a alegria do lazer ao ar livre toma conta do espaço.

Cidades ao redor do mundo são mais humanas aos domingos. Iniciativas de fechar ao trânsito motorizado algumas vias são comuns. Aumentam a qualidade de vida de uma região e mostram um desenho factível de como devemos lutar para que nossas cidades sejam também durante todos os dias da semana.

Em Copacabana no Rio de Janeiro, um domingo de Sol no Inverno:
A Media Player is required.

Um texto de 2005 defende a derrubada do Minhocão:
Abaixo o elevado. O desmonte do Elevado Costa e Silva e o efeito catalisador para a revitalização do Centro – Michel Todel Gorski

2 thoughts on “Domingos a Mais

  1. Passei um tempinho estudando planejamento urbano em São Paulo. Subi o Minhocão vários domingos e a–do–rei! … pelo simbolismo forte, pelo estado de decadência da arquitetura, pelas pessoas utilizando o espaço tranqüilamente, e tb pela perspetiva sobre a cidade muito bacana. Os políticos aqui em Toronto nunca teriam o coragem de tomar providencia assim (mas tb nós não temos uma pista elevada que passa pelo meio da cidade, só na beira do lago).

    Isso já foi 2 anos atrás, mais botei umas fotos aqui pra quem quiser dar uma olhada…

    http://dylanpassmore.com/Urban%20Landscape%20in%20Brazil/Minhocao/index.html

    Saudades de Sampa

    Por acaso, alguém sabe como foi que começou essa ideia de fechar o minhocão todos os domingos? Foi devido à uma consciência pelo melhoramento do espaço público, ou foi mais por motivos de preservação?

  2. Dylanp,

    O lance do minhocão ser fechado, começa lá no final dos anos 70…pressão dos moradores. Ganha força e foi atendido no último governo do prefeito Mário Covas, seu sucessor Jânio Quaros, mandou fechar. Em 1989, no 1º ano de governo da ex-prefeita Luíza Erundina, o minhocão foi definitivamente fechado. ( nos anos de 89 /92, a prefeitura e os moradores da região, em todos os domingos, realizavam diversas ações culturais/esportivas…)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *