A importância dos bicicletários

“Eu iria de bicicleta para o trabalho se lá encontrasse um local seguro para estacioná-la”.

A frase acima pode ser vista na capa do Guia para Bicicletários da Association of Pedestrian and Bicycle Professionalsapbp e sintetiza um dos principais problemas enfrentados por quem usa a bicicleta como meio de transporte.

Fala-se em ciclovias, ou a falta que elas fazem e os bicicletários vão para segundo plano. Seria como se os motoristas tivessem vias largas e seguras, mas não encontrassem lugar para estacionar seus automóveis. Certamente não haveria tantos carros nas ruas.

Uma curiosidade, no Japão por exemplo, para adquirir um carro é obrigatório apresentar um certificado de estacionamento com o qual comprova-se a existência de vaga própria para o automóvel na residência e no local de trabalho.

[photopress:bici_caida.jpg,resized,centered]Foto do autor

A falta de um local seguro para estacionar impede muitas pessoas de usarem suas bicicletas como meio de transporte básico. (Guia da apbp)

Além da falta de bicicletários nas cidades, também são raros os textos técnicos sobre eles. Pensando nisto, a Transporte Ativo obteve autorização e acaba de traduzir para o português o guia da apbp. Com diretrizes para escolha e instalação do melhor bicicletário, o original em inglês [PDF] e a versão em português [PDF] estão disponíveis em nossa página. Ambos podem ser usados livremente, citando-se as fontes.

Nossa biblioteca sobre bicicletários conta também com a versão traduzida do folheto informativo FF37 da Sustrans. Além disso, nesta semana, foram acrescentados dois novos textos técnicos, em inglês, produzidos pela Prefeitura de Londres. Um dos documentos foi trazido pelo ciclista brasileiro e presidente da TA que esteve na Europa junto com a delegação brasileira que participou do VeloCity 2007 em Munique. Confira!

[photopress:DSC09659.JPG,full,centered]
Foto Zé Lobo

Deixar uma bicicleta sem vigilância, mesmo por curtos períodos, pode facilmente resultar em danos ou roubo. Encontrar um bicicletário que não seja adequado ou que não esteja convenientemente localizado pode provocar uma experiência frustrante. (Guia da apbp)

A Transporte Ativo, ao fazer estas traduções ou coletando textos técnicos atualizados, busca reafirmar que a existência de bicicletários seguros e bem localizados é essencial para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

  • Mais:

> Estacionamento para bicicletas – Sustrans [PDF]
> Workplace Cycle Parking Guide, Transport for London – TFL [PDF]
> O dilema das ciclovias

One thought on “A importância dos bicicletários

  1. gALLera ciclista, eu concordo com a primeira fase q toca no assunto do bicicletário no trabalho. Na empresa onde trabalho há um descaso com respeito ao uso da magrela como transporte ativo: várias pessoas deixam de ir pq nem tem + onde deixar parada sua bicicleta quando, por outro lado, faltam vagas na garagem (pela superlotação) – vejam o contrasenso. E grande parte dos que vão de carro, moram por perto.

    Mas não fiquei ‘parado’ e já movimentei a direção da empresa para que revejam este posicionamento e melhorem as condições do bicicletário e do nosso acesso como ciclistas. Estamos aguardando agora por um retorno favorável e coerente. [ ]s

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *