Estacionamento nas Cidades

Caminhar pelas ruas ao ar livre é um prazer pelo qual todos anseiam. Nos fins de semana áreas de lazer ficam lotadas. No entanto, para que locais aprazíveis sejam a regra e não exceção o meio de transporte utilizado faz muita diferença.

Aproximadamente 12 bicicletas ocupam o espaço de um único automóvel particular. Além disso, muitas vezes uma bicicleta se quer precisa ser estacionada. O ciclista desmontado equipare-se ao pedestre em direitos e deveres e portanto pode chegar ao seu destino tendo junto a si seu próprio veículo.

DSC08595_detalhe

Fotos da Vaga Viva

Uma reportagem da revista online norte-americana “Salon” mostra como aos poucos o “Asfaltamos o Paraíso”. Um belo condado no estado de Indiana tem mais vagas do que o número de veículos auto-motores registrados. Mesmo que todos os motoristas saissem de casa e estacionassem seus veículos, haveria estacionamento outros 250 mil automóveis.

As conseqüências de um política de incentivo ao uso do carro particular já são conhecidas e cada dia mais torna-se urgente a promoção de facilidades e incentivos para que todos possam optar por formas menos agressivas de se transportar.

Um exemplo de São Francisco é emblemático. Para evitar problemas no trânsito um estádio de futebol americano oferece um serviço gratuito de “Manobrista de Bicicleta”, ou “Valet Parking”. Os benefícios para todos os espectadores e para o trânsito da cidade são visíveis.

  • Mais:

> ta.org.br
Pavimentando o Planeta – Lester R. Brown (.doc)

> Streetsblog.org:
Bike Parking on Steroids – “Manobristas Ciclísticos”

> Salon.com:
We paved Paradise – “Asfaltamos o Paraíso”.

> blog.ta.org.br
Estacionamento
Planejamento Cicloviário

>treehuger.com
The hidden costs of free parking – O custo invisível do estacionamento gratuito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *