Comodidade Ciclística

bicicletario_cinelandia2

Entrou em cartaz esta semana o bicicletário subterrâneo na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Lá o ciclista que for trabalhar poderá estacionar seu veículo com total segurança e também tomar banho.

Agora é possível tanto pedalar ao escritório diariamente ou ir a uma ópera no Theatro Municipal sem se preocupar com a magrela ou com os dias de calor intenso.

A infra-estrutura é pioneira na cidade. Trata-se de um estacionamento de luxo para automóveis que tem a partir de agora também condições de atender com total segurança e conforto aos ciclistas.

Park2

A conquista desse espaço é fruto de uma ação iniciada a 14 meses e que finalmente agora se conclui. Os preços praticados para a bicicleta são uma fração do preço cobrado para os automóveis. Quem estacionar a bicicleta durante o dia todo pagará o mesmo que um motorista pela primeira hora.

Abaixo a tabela de preços e o aviso aos ciclistas:
Placas_Bicicletario

Ao chegar ao estacionamento, o ciclista deve retirar o ticket na cancela e se dirigir ao caixa para pedir que abram o portão do bicicletário.

Na saída, dirigir-se ao caixa, pagar e um funcionário o acompanhará até o bicicletário para abrir o portão e liberar a bicicleta.

  • Mais:

> ta.org.br
Operação Bicicletário Subterrâneo Cinelândia
Ciclistas fazem vistoria em garagem no centro
(Jornal do Brasil – 13/Maio/2006)

52 thoughts on “Comodidade Ciclística

  1. Ótimo, lindo, revolucionário. Realmente capturam a essencia do incetivo ao transporte alternativo. Cicliotransporte não carece apenas de ciclo via, mas também de locais adequados para guarda a bici, tomar banho, etc.
    Porém, achei um pouco estranho os custos. Um trabalhador que desejar usar sua bici como alternativa de transporte (a qual é bastante viável para transportes urbanos de até 10km, mas dependendo da pessoa pode ser também viável para transportes de até 15-20km) poderá pagar até 160 reais por mês para usar a magrela (8 reais X 20 dias de trabalho) ????
    Poxa, posso estar mal informado sobre os custos correntes no Rio de Janeira, mas em outras capitais desse país, o custo da vaga para um carro num estacionamento varia de 2 a 5 reais a hora e numa vaga caberiam de 4 a 5 bicis tranquilamente.
    Não tiro o mérito da iniciativa. Mas ainda assim acho que algo precisa ser feito para tornar a bici alternativa de transporte um pouco mais democrática.

    1. Pelo o que está estrito, o valor mensal seria de 80 reais, 4 reais por dia. Ainda assim achei que poderia ser mais barato como forma de incentivo.

  2. Achei otima essa iniciativa além de feliz me sinto fazendo parte desse projeto, pois no ano passado participei do primeiro teste e sempre acompanhei o andamento desse acontecimento. Mas acredito que para incentivar melhor os ciclistas a usarem essas vagas, seria necessário um preço mais acessível.

    Cezar Barbosa

  3. Carlos e Cezar,

    Concordo com vocês quanto aos preços praticados, porém lembro que é um estacionamento de luxo, aonde só param carrões pagando tarifas acima das praticadas na região.
    Eles querem manter o padrào de bicicletas similar ao dos carros, não é um estacionamento popular, visa o ciclista com bicicletas caras.
    Como comentei com um amigo este estacionamento está na terceira geração e ainda nem passamos pela primeira que é a dos estacionamentos gratuitos populares. Que ele sirva como exemplo para que outros empresários do ramo sigam, a preços mais baratos e compatíveis, como modelo de estacionamento, aí então teremos as vagas populares.

    Grande abraço
    Zë Lobo

  4. Super legal a iniciativa! Parabéns a transporte ativo!

    Quanto ao preco, concordo com todos que sugeriram um valor mais popular. Por outro lado imagino que devem ter motivos para este valor. Será que alguém pode informar? Seria o custo do banho e do vestiário que aumenta este preco? ou talvez o seguro das bikes (que talvez nao seja coberto por uma seguradora)?

    Um abraco!

    Luis Felipe

  5. Fala Felipe!
    As bicicletas estarão em total segurança e é um estcaionamento caro mesmo. A vaga de bicicleta custa 1/4 do valor da de carros. Preço justo para uma vaga confortável.
    A iniciativa da Transporte Ativo, foi trazer para a realidade um item escrito em alguns papéis. Quanto aos valores praticados, fizemos nossa sugestão, mas nunca questionamos nada, achamos que esta é uma decisão interna da empresa que opera o bicicletário. O uso e a concorrência ditarão os preços no futuro.
    O mais importante era ter um biciceltário deste tipo funcionando em nossa cidade, mesmo que por enquanto seja apenas para os de maior poder aquisitivo.
    O sucesso deste bicicletário será um importante indicador de mudanças no comportamento do carioca.
    Torço pelo sucesso total!

    Abraços

  6. Maravilha mesmo caro !!! A concorrência é que fará o valor melhorar, portanto é um começo para tantos outros bicicletários.

    Parabéns !

    Cicloabraços

  7. Excelente iniciativa! Parabéns para o pessoal do transporte ativo!

    Com relação ao preço você pagaria 80,00 reais (conforme a tabela acima) por mês para deixar sua bike segura e seca (quadno chovesses), ainda mais com a possibilidade de um banho!
    Isto custaria 4,00 por dia.
    Considerando o preço das bikes, tanto monetário quanto sentimental, me parece que está para lá de justo a tarifa! Mesmo para trabalhadores, que dependendo do caso gastam muito mais do ique sto com o transporte coletivo.
    Novamente, parabéns!
    adriane campos
    reclinada exd
    curitiba – pr

  8. O fato de haver um estacionamento para bicicletas com segurança e comodidades na Cinelândia é menor que o fato de uma pessoa e sua obstinação alcançarem mudanças na sociedade. Parabéns pelo retorno do esforço e da paixão.

    Mas, cá entre nós… não vi explicação sobre o banho ! como é ? onde fica ? é coletivo, o banheiro ? por acaso seria unisex ? eheheheh….sem maldade…é a idade chegando…

  9. LINDO ISSO… só acho que realmente quem fica muito tempo no centro o melhor é pagar uma mensal (R$80) aí vale muito a pena, ainda mais com direito a banho.. agora tem que haver divulgação hein gente!

  10. Realmente achei uma ideia muito saudavél para todos inclusive para a cidade como um todo, no entanto não enchergo uma justificativa para um valor que pode ser equiparado ao valor cobrado pela diaria de um automovel uma vez que ocupa menos espaço e demanda muito menos mão de obra para administrar com relação a um estabelecimento direcionado a veiculos motorizados.
    Trabalho em um edificio comercial em Baruei SP e o valor cobrado a mensalistas é de R$85.00 por uma vaga coberta e com manobrista, como pode se cobrar uma quantia quase igual para se armazenar um bicicleta que ocupa em media 1/12 “um doze avos” do esapaço ocupado por um carro.
    Parabens a todos porém não vejo isso como uma forma de incentivo a utilização da bike como meio de transporte a não ser para os cidadão que possuem recursos os quais não sentiriam a menor diferença economicamente em desembolsar o valor mencionado para alocar sua bicicleta e principalmente para o orgão administrador do sistema, para mim isso cheira a comodismo e provavelmente será mais um recurso que cairá em desuso.
    Trabalho na maior compania produtora de componentes para bicicleta do mundo sou ciclista a 17 anos e sempre me surpriendo com esse tipo de noticia pois é sabido que a bicicleta “deveria” ser um veiculo barato e que reduz o custo de transporte para que o utiliza mas com esse valor tenho minhas duvidas se aquele cidadão que ganha R$ 280,00 reai por mes trabalha no extremo oposta de sua cidade acharia viavel esse tipo de “comodidade”.
    Não sou revoltado nem mesmo reacionario mas convenhamos que piada parece a historia da liberação do metro de São Paulo para as bicicletas que sá vale para fins de semana.
    Ê BRASIL VÉIO DE GERRA.

  11. Salve Ronaldo,

    Obrigado por seu comentário.
    Vários bicicletários voltados para o público que ganha 280 por mês estão para sair do papel aqui no Rio em diferentes pontos, basta um pouco de paci&encia.
    Este estacionamento especificamente, não visa este usuário, mas aquele que costuma ir de carro, tem alto poder aquisitivo e prefere em alguns dias da semana ir de bike.
    Como você citou o preço da mensalidade do estacionamento em sua cidade, o preço do carro mensalista no referido estacionamento no Rio é de 360 reias ou seja o preço pra bike é de um quarto do valor cobrado para carros, é alto, mas é um estacionamento de luxo, só para alguns mesmo, o importante é que se este estacionamento com poucas chances de ter ciclistas estacionados tem um bicicletário, porque então todos os outros não vão ter?
    Que apartir destes apareçam centenas aqui no Rio, então o mercado ditará o preço, por enquanto não existe concorrência, quem quiser estacionar sua bicicleta com segurança no Centro e não tiver sua prórpia garagem, vai ter que parar lá, este é o meu caso, poderia ir em vários outros modais mas prefiro ir de bicicleta 😉
    Devemos promover todos os tipos de estacionamentos para bicicletas, pensar nela como um todo e para todos, não apenas como veículo para trabalhadores de baixa renda que vem da periferia.

    Abs
    Zé Lobo

  12. Achei a idéia maravilhosa, porém o valor praticado está fora da realidade, mesmo para a classe média. Vê-se uma segregação de usuários de bicicleta, o que é deprimente, o valor devia ser acessível a qualquer classe, se considerarmos que representa o mesmo que deixar um carro estacionado, porém nessa mesma vaga caberá três bicicletas, o que compensaria a qualquer estacionamento com seguro.
    Majô

  13. E a explicação quanto ao banho ? É possível esclarecer este ponto? Em uma cidade como a nossa que tem temperaturas altas é importante a possibilidade de um banho antes de chegar ao local de trabalho. O direito ao banho está incluído no preço?

  14. Oi Ana,

    O Banho!
    O Chuveiro é o mesmo dos funcionários, tem feminino e masculino, é bem limpo e reservado.
    Está incluído no preço e não está exposto por algum motivo que esclarecerei em reunião no local na segunda pela manhã, então retorno com todos os dados do banho.
    Não existem escaninhos por enquanto.

    abs

  15. Caro Zé,

    Parabens por tudo. Infelizmente a maioria não entendeu bem a essência da coisa. Quando você luta por uma coisa e essa coisa começa a funcionar, a primeira questão a ser levantada é a corriqueira reclamação. PESSOAL A INICIATIVA DE SE REALIZAR O PROJETO ESTÁ AÍ, AGORA VEJAM SE VOCÊS CONSEGUEM AJUDAR A DESENROLAR OS PEQUENOS PROBLEMAS.

  16. Zé Lobo, meus parabéns!

    Aos poucos a luta , e em especial o seu esforço, vão dando resultados práticos.

  17. Colegas, parabéns pela conquista, mas tenho dúvidas se a coisa se sustenta com esses preços. Caríssimo! Tem “mercado” de bicicletas de luxo aí no Rio para para esse estacionamento de luxo?

    Dá pra encontrar estacionamento mensal na região da Paulista (SP) custando R$160, “só” o dobro do preço cobrado das bicicletas.

    Os caras deviam lucrar é no banho, numa oficina de bicis, numa lojinha com açaí, gatorades e afins e em outros serviços agregados, não no estacionamento das bicis. R$1,00 para até duas horas e R$2,00 ou R$3,00 para o período de seis horas tava de ótimo tamanho. Ou será que a demanda é tão grande que o bicicletário ficaria sempre cheio?

    De qualquer forma, parabéns!

  18. E só acrescentando. Se esse estacionamento funciona sob regime de concessão pública, acredito que o bicicletário deveria ser de graça. As bicicletas produzem muito lucro social e econômico para a cidade, diminuem o trânsito, reduzem gastos com saúde pública, com gerenciamento de tráfego, poluição, criação de estruturas viárias…

    Sei que isso não devia estar previsto no edital da Cinelândia, então “dessa vez passa”.. heheheh

    Mas acho que fica de idéia para os novos editais de garagens públicas nas nossas cidades. Se é privado, cada um faz o que quer. Mas concessão pública é diferente e a bicicleta só traz lucros para o poder público (ao contrário do automóvel, que é um grande “ralos” de dinheiro que pertence a todos nós).

  19. Pra finalizar, um comentário sobre o ser humano!
    Até segunda feira a reclamação era:
    Pô não existe bicicletário no Centro da cidade aonde eu possa trancar minha bicicleta com segurança e tomar um banho!
    Terça feira inauguração de tal espaço, a paritr daí a nova reclamação:
    Pô é muito caro, é um absurdo, é deprimente, é isso, é aqulo!!

    Ahahahahahah!!!!

  20. Muito boa mesmo esta iniciativa esperamos que a BARCAS SA e os estacionamentos aqui em nychteroi se adequem para que possamos usufruir da novidade, mas não é reclamação do ser humano é do japones TA KARO NÉÉÉÉÉ!!!!!! TA KARO.

  21. Não esperava que fosse tão caro. Mas se dá direito a banho, com chuveiros e instalações compatíveis, deve valer a pena.
    Só de saber que existe já anima quem se amarra em andar de bike.

  22. Esse bicicletário é um vitória sem precedentes no Rio de Janeiro, abre portas para tantas coisas e o preço é totalmente compatível com quem pode ter bicicletas de 2, 3 mil reais como a maioria dos que param carro ali. Considerando o pouquíssimo custo de manutenção e zero custo de combustível da bicicleta, para passar um dia inteiro parado lá acho muito mais interessante do que ir de carro sem dúvidas. Aquele que sempre usa metrô ou ônibus para trabalhar, já não ia usar a bike para estacionar ali, mas o eventual ciclista que queira ir ao Centro, como eu, agora tem essa opção.
    É EXCELENTE! E não se fala mais nisso!!
    Hhuahauhauhauahu!!
    Abraço e parabéns a TA!!

  23. Hoje me senti no primeiro mundo! ;-))

    Acordei cedo, peguei uma de minhas bicicletas mais caras e fui para o Centro da Cidade.

    Ao chegar lá, estacionamento, coberto e seguro.
    Desci a rampa, apertei o botão, saiu o ticket e a cancela abriu.
    Fui até o guichê aonde um funcionário me acompanhou até o bicicletário.
    Lä com meu ticket já carimbado de “Bicicletário”, ele anotou meu nome e o número da vaga no ticket. Tranquei a bici, removi o ciclocomputador, a bolsa de selin com câmara reserva e coloquei tudo dentro do capacete, quando o funcionário me avisou que caso desejasse, poderia deixar estes equipamentos com total segurança na administração.
    Fui até a gerência perguntar como foram estes primeiros dias de funcionamento, média de duas a 3 bicis em cada dia, pude ver a monitoração por câmeras do estacionamento, ande vi em replay ( fica tudo gravado) a minha chegada ao estacionamento, descida de rampa, acionamento da cancela, no guichê, trancando a bici e indo pra gerência, um show!

    Poderia ter tomado um banho lá mesmo, mas não foi necessário, apenas 8kms num dia fresco de primavera nem deu pra suar.

    Fiz o que tinha que fazer pelo Centro tranquilamente, sem a tradicional precupação: será que a bike vai estar lá quando eu voltar? Tranquilidade total! 🙂

    Ao voltar, lá estava ela, intacta naquele ambiente limpinho e ainda sendo filmada sem interrupções e mostrada em todas as câmeras de segurana do local. Isso sem contar o guardinha fazendo ronda de bici pelo estacionamento.

    Fui ao guichê, paguei a tarifa e fui com o funcionário buscar a bicicleta que fica em área trancada e reservada, ao lado da rampa de acesso a carros e escada de pedestres. Fui muito bem atendido e ao subir a rampa de saída do estacionamento, pude ver a cara de surpresa dos passageiros de um ônibus, que estava parado no sinal ao lado da saída, com aquela cena inusitada de um ciclista saindo do estacionamento subterrâneo. Eheheh!

    Tudo isto por apenas 2 reais, o mesmo preço que paguei pelo mate no boteco da esquina para matar a sede antes da volta.

    Voltando pedalando, me senti anos a frente do Rio de Janeiro da semana passada.

    Em breve post com fotos e relatos.

  24. Boa tarde Zé, de antemão parabéns pelas conquistas, me chamo Fabricio e sou amigo do Felipe e do Valdson em Aracaju, estamos envolvidos num projeto de bicicletada aqui na cidade, no começo do mês fui convidado para fazer parte de um projeto da SMTT Superintendencia municipal de transportes e transito sobre a melhoria da malha cicloviaria em aracaju, acompanho sempre seus e-mails e fico feliz por vc estar a frente de uma proposta tão especial.
    Sucesso.

  25. Infelizmente apenas 1% dos bikers poderão usar este estacionamento. Há um tempo atrás existia um projeto semelhante – e bem mais barato – para ser realizado no Clube do Boqueirão. Não sei como ficou a coisa. A prefeitura bem que podia dar algum incentivo para que as empresas em prédios com garagem instalassem locais para banho em suas instalações. Pode ser delírio meu, mas seria a solução para grande parte dos trabalhadores. Elas economizariam com vale-transporte e ganhariam com o aumento da produtividade dos seus funcionários.
    abração

  26. Não está caro,não.Nem para alguém que mora aqui em São João de Meriti,como eu e adora a aventura de ir para o Centro do Rio ( e mais longe) de bike.
    Fiz os cálculos.
    Tenho a opção de pegar um ônibus apenas e descer na Pres.Vargas ( na altura da R.Uruguaiana): 5 dias por semana,4 semanas por mês e lá se vão R$ 150,00 !!
    Ou ir de ônibus até o Metrô Pavuna e seguir de metrô até a Cinelândia: os mesmos 5 dias,as emsmas 4 semanas e lá se vão 170,00 !!!
    Té para mim que tenho apenas uma caloizinha,muito amada!,sai por uma pechincha!
    Inda dá para juntar o troco e comprar uma GTw !!!`
    É mesmo um sonho realizado!
    Carro pra quê? Se eu posso ir de bike!

  27. Parabénsss, muito boa a iniciativa.
    Fiquei muito feliz e ao mesmo tempo muito triste.
    Moro no interior de São Paulo, Presidente Prudente. Quando vou ao trabalho, para a faculdade e para qualquer outro lugar, só vou de bike, por isso também não economizei, paguei R$ 2.500,00 muito bem pagos, e gasto no máximo mais R$ 30,00 por mês de manutenção. Digo que fiquei triste, porque aqui, acredito que uma idéia destas não daria certo. Mas feliz porque essa idéia pode se tornar o marco da nova mentalidade do brasileiro., e quem sabe se espalhe com rapidez pelo Brasil.
    Eu fiz as contas, se eu fosse de carro e andasse os meus 30 kilometros diários de ir e vir do serviço, e gastaria em torno de R$ 10,00 de gasolina diários, num total mensal de R$ 200,00, fora a manutenção do carro. Pagando R$ 80,00 mensais poderia deixar minha bike confortavelmente estacionada, e ainda manteria minha cota de exercícios diários. Não precisaria gastar com uma academia, que custa em torno de R$ 80,00.
    Fora isso, deixaria de emitir gases na atmosfera, é pouco, mas a minha parte eu estou fazendo. Fora todas as coisas que afirmou acima o “luddista”.
    Mas o melhor de tudo, e passar pelos carros e vê-los puto da vida porque não conseguem ultrapassar ninguém, e até pra estacionar tem que pegar uma fila, eu olho e fico rindo dessa situação.
    E, só falta um lugar pra tomar um banho, e vocês pensaram nisso… ótimo, assim não precisaria mais esperar uns 20 minutos pra parar de suar e jogar um desodorante por cima pra disfarçar, hehehehe
    abraços pessoal.
    Vou ver se consigo executar essa idéia na minha cidade.

  28. Esqueci…

    De dizer, q se eu fosse de caro ainda teria que pagar o estacionamento do mesmo jeito, hahaha
    abs

  29. Acho interessante e excelente atitude.
    Como falaram, é um estacionamento de luxo, creio que bicicletários com segurança e gratuitos é dever da prefeitura.
    Alíás, não é só estacionar a bike que é um problema, pedalar em si já é um problemão. Tem os assaltantes, os motoristas e tb alguns bicicleteiros e até pedestres que não respeitam o trânsito.

    A iniciativa é apenas privada, como disse, de luxo…

    Pra mim só teria vantagem mesmo, estacionar por uma hora, tomar um banho, lanchar e depois ir embora…

    Mas creio que se essa iniciativa se tornar popular, seria mto utilizada, e geraria um lucro não só financeiro para a cidade…

    Já passei por algumas cidades, não me recordo o nome, ficam aqui no estado do Rio mesmo, mas como não tem mto transporte coletivo, os trabalhadores se locomovem a curtas distâncias, até 20km de bicicleta, e há mtas lojas de bike que tem bicicletários a 1 real por período…

    O Rio de Janeiro está longe de ser civilizado!
    infelizmente

  30. achei o estacionamento bom pena q me ferrei quando fui me informar pelo banho ,nao tinha

  31. Fui lá hoje para ver se daria para vir todo dia de bike para o trabalho no centro. Moro em botafogo e trabalho perto da cinelândia. Perguntei para o funcionário se tinha banheiro para o banho. Ele disse que nao tinha. Aí não dá… Com um preço desses e ainda sem banheiro para banho, fica impossível. Resultado, nenhuma bike no bicicletário. O lance parece que é só para inglês ver. Agora pergunto: há outro estacionamento subterrânceo a sendo finalizado perto da igreja de Santa Luzia, na Antônio Carlos; alguem sabe se terá bicicletário? chuveiro?

  32. Parabéns por serem um dos primeiros a tomarem a iniciativa, mas ainda está muito caro!
    me chamem de muquirana, mas eu não daria 80,00 por mês para ir ao trabalho de bicicleta e ainda por cima ficar fedendo no escritório, pq não tem banho! (mesmo q tivesse banheiro eu não daria tb)

  33. Em dezembro de 2007 estive por duas vezes no estacionamento da Cinelândia e nenhum funcionário sabia informar sobre o funcionamento do bicicletário. Se, por exemplo, era possível tomar banho por lá. Estava interessado em aproveitar o horário de verão para seguir de bike para o centro todo dia, para trabalhar. Mas sem banho, impossível de trabalhar após 25 minutos pedalando.
    Na segunda vez que estive no estacionamento, peguei o telefone do gerente do estacionamento e liguei. Ele informou que de fato havia a possibilidade de usar o banheiro dos funcionários para o banho. Reclamei da falta de informações dos funcionários do estacionamento.
    Pois bem, ontem, 14 de janeiro, fui lá e paguei por 15 dias de uso do estacionamento. R$ 40,00 (mensal é R$ 80,00). Caríssimo. Quem vem todo dia de onibus paga o mesmo. Sem contar que nao virei todos os dias. Em dia de chuva terei de voltar a pegar o ônibus e pagar a passagem.
    Enfim, paguei pelo teste.
    As minhas impressões sobre o serviço escreverei aqui no site ao longo da semana. abraços a todos. Uma primeira impressão: os banheiros são ruins e mal ventilados. Um forno só, sem qualquer saída/entrada de ar. Os funcionários do estacionamento devem sofrer…

  34. Ontem também passei pelo novo estacionamento da Santa Luzia. Queria saber se havia bicicletário e infra para receber bikes e ciclistas dispostos a vir trabalhar de bike.
    O funcionário da cabine de pagamento sequer sabia da possibilidade de vaga para bikes.
    Procurei na internet sobre o edital de licitação/concessão da prefeitura para o estacionamento. Lá deve ter as obrigações do ganhador da licitação/concessão. Não achei.
    Achei apenas uma nota retirada do JB que informa que lá deve (deveria, ao menos) ter bicicletário.
    Segue:
    Centro do Rio ganha 264 vagas em dezembro (22/11/2007) (27/11/2007)

    O estacionamento subterrâneo Santa Luzia, no Centro do Rio, com 264 vagas, será inaugurado dia 14 de dezembro, e não dia 22, como anunciava o site da Prefeitura. Segundo uma funcionária da prefeitura, a atualização da chamada na capa do site não foi feita por uma falta de atenção. A notícia anunciava até mudanças no trânsito, podendo confundir os motoristas.
    O estacionamento, que está localizado na Rua Antônio Carlos, entre as avenidas Beira-Mar e Almirante Barroso, é muito aguardado pelos freqüentadores do Centro da cidade. A expectativa é que com menos carros parados em lugares proibidos, atrapalhando o tráfego dos veículos nas ruas, o trânsito melhore no local, afirma o Jornal do Brasil.
    O investimento da construtora OHL Brasil, junto com a empresa de estacionamentos MultiPark, custou cerca de R$ 27 milhões. A concessão feita pela prefeitura foi ganha em 2003. Segundo a prefeitura, o atraso na inauguração deve-se às chuvas recentes. O lugar tem aproximadamente 6 mil m2 e comporta 264 vagas, além de bicicletário e elevadores.
    A revitalização da área prevê, junto com a inauguração do estacionamento, alteração no trânsito. A Secretaria Municipal de Transportes informou que a pista lateral da Avenida Presidente Antonio Carlos, no trecho entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Infante Dom Henrique, e na Rua da Imprensa, a direção da mão irá mudar.
    Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 21 de novembro de 2007

  35. Um bom começo, esse bicicletário da Cinelândia. Mas, pelo valor, vai ser acessível apenas a quem tem poder aquisitivo para manter bikes caras num local seguro. Não é uma grande vitória, mas parece boa idéia para tirar de circulação os abundantes SUVs e sedans de luxo de boa parte dos magnatas.

  36. senhores:
    Preciso de uma empresa que fabrique e instale no Rio bicicletário, para condominio. Seria possivel, me enviar.
    Grata Suzy Oliveira
    sindica

  37. Quanto ao bicicletário no Centro, ótimo, apesar da grande demora da administração municipal do Rio em perceber a importância de tal medida.
    O estímulo ao uso da bicicleta, não somente para o lazer e esporte, mas, também, como veículo para acesso ao trabalho, tem tudo a ver com sustentabilidade ambiental urbana e com saúde.
    O preço para mensalista é razoável para a classe média ( R$ 80,00 ), mas para uso esporádico é muito alto. Para os trabalhadores, que poderiam substituir os arcaicos, lentos, desconfortáveis e poluidores ônibus, em percursos de até 35 Km, é inviável.
    Quanto ao estacionamento para automóveis, mais uma vez estamos na contramão da história.
    Enquanto as prefeituras das grandes cidades dos países europeus investem em transportes coletivos de massa, com energia limpa e renovável ( metrô e trens urbanos ) e, paralelamente, desestimulam e restringem o acesso de automóveis aos centros urbanos, por aqui a prioridade continua sendo o poluidor e egoísta automóvel. Tanto é verdade, que este já é o segundo estacionamento em subsolo no Centro, implantado no atual governo municipal.

  38. Eu só tenho uma resposta para isso.

    Se chama capitalismo selvagem.

    Nesse preço, andar de metro é mais barato e confortável.

  39. E as motos? Dias desses fui ao Rio de moto. Tive uma surpresa. O estacionamento subterrâeo da Cinelândia – este mesmo que inovou com as bikes – não permite o estacionamento de motocicletas. A justificativa foi burocracia junto a seguradora e junto a prefeitura. Não tive outra alternativa: Moto na calçada!
    PS.: o Menezes Côrtes não estaciona motos aos sábados e domingos, permitindo porém nos dias de semana. O estacionamento subterrâneo da Santa Luzia também não estaciona moto, segundo informações.
    Responsáveis, Sr. Prefeito eleito, precisamos de estacionamentos para não ocupar as calçadas já abarrotdas de camelôs.

  40. É uma pena o estacionamento da Cinelândia não oferecer armários para os ciclistas. Trazer terno, calça, sapato na mochila até dá, mas fica tudo amarrotado e sem condiçoes de usar no meu caso, que trabalho em visitas a clientes!

    Mas de qualquer forma é uma GRANDE VITÓRIA DO TA e dos ciclistas cariocas!!!!!

  41. Sou mensalista do bicicletário da Cinelândia a quase um ano. Deixei de utilizar o vestiário no verão, pois era muito abafado…

    O preço mensal permanece inalterado até 2011, R$ 80,00. Sei que é bem mais barato prender a bicicleta a um poste, mas ficar tranquila quando resolvo deixar a bicicleta pelo centro porque choveu ou porque resolvi emendar um choppinho é perfeito.

    O único problema é que o estacionamento foi vendido à Estapar. E uma participação de 20% foi comprada pelo Eike Batista. Então 20% das vagas de carro serão estacionamento privativo dos funcioários do Eike… e não é só isso, lembremos que aqueles estacionamento era concessão pública e agora foi totalmente privatizado…
    E por isso, como as bicicletas não dão lucro (se comparadas aos carros) a supervisão do estacionamento está estudando uma forma de acabar com o bicicletário.
    Isso mesmo, acabar com algo tão importante à qualidade de vida da cidade e à utilização das ciclovias existentes.
    Pois é… e foi a Prefeitura que vendeu…

    Quero apenas divulgar o fato, para juntos tentarmos reverter a intenção da nova administração.

    abraços

    Marina

    (obs.: isso também se deve à pouca utilização pelos ciclistas… dá para contar em poucos dedos a quantidade de usuários daquele estacionamento que foi tão comemorado…)

  42. Prezados,

    Estive hoje (24/02/2012) no estacionamento da Cinelándia para obter informações sobre o estacionamento.

    Cheguei na administração/posto para pagamento do estacionamento e perguntei quanto era para ser mensalista do bicicletário, recebi a resposta que custava R$ 80,00. Perguntei se poderia ver o bicicletário e o vestiário, e recebi a informação que não tem vestiário. Nesse momento outra pessoa se meteu na conversa, e falou que o bicicletário não tem vagas e que entraria em obra.

    Sai do local e fui ver o bicicletario. Nao tinha nenhuma bicicleta no local, mas varias motos.

    Minha impressão é que nós ciclistas estamos sendo enrolados.

    Abraços.

  43. Os vestiários não estão mais disponíveis para os ciclistas. Dizem que os vestiários eram dos funcionários e que estávamos usando irregularmente…

  44. o que é necessário para guardar a bicicleta lá alem de pagar? será que se eu chegar lá com minha bike terei vaga? tenho essa duvida.

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