Mobilidade na Dinamarca

Na Dinamarca, uma das maiores rendas per capita do mundo, quase 50% dos 1,5 milhão de habitantes que vivem na capital vão de bicicleta para o trabalho. Em compensação, apenas um terço das famílias tem automóvel.

Fatores que incentivaram a utilização da bicicleta: geografia plana, construção de vias exclusivas e sinalização adequada, criação de impostos severos para o registro e estacionamento de autos. Vale recordar o vídeo “Dinamarca, cidade dos ciclistas”. Nele é dada a informação de que 70% dos usuários da bicicleta seguem pedalando mesmo no rigoroso inverno dinamarquês.

Implicações positivas: uma pesquisa realizada durante 15 anos pelo Centro de Estudos do Coração da Universidade de Copenhage, mostrou que os cidadãos dinamarqueses que optaram pela bicicleta como principal meio de transporte, vivem bem mais do que os sedentários, apresentando um baixíssimo índice de doenças cardíacas, contribuindo por tornar a Dinamarca um dos países europeus com o menor índice de mortalidade por problemas de coração.

Até mesmo os sedentários podem contar com opção de deslocamento em Ciclo-táxis. Uma empresa chamada “Cykeltaxi” tem um vídeo interessante. Como diz o slogan deles, “De uma volta no lado verde da vida”. Transporte Ativo de passageiros (aqui, outros exemplos).

One thought on “Mobilidade na Dinamarca

  1. muito interessante esta reportagem agaradeço pelo desempenho e dedicação parabens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *